Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 5 de outubro de 2013

Casa das Palmeiras - Emoção de Lidar - Histórico


Este mês de Outubro nos traz a saudade e falta, insubstituível, de Nise da Silveira (15/fevereiro/1905- 30/outubro/1999) não apenas em sua dedicação absoluta aos seus clientes, mas para todos nós que nos alimentávamos com sua sabedoria, mergulhos nas profundezas internas, sua perspicácia, cultura e humor refinado entre mil coisas mais impossíveis de especificá-las.  
Um pouco de memória e homenagem a tão querida e humaníssima pessoa que permanece viva - Nise da Silveira


 Retrato de Nise - gravura em metal de José Paixão / colaborador s/d. 
A Casa das Palmeiras funcionou durante 12 anos na bela e velha casa da Rua Haddock Lobo, 296, Tijuca, cedida, por D. Alzira La-Fayette Cortes. Transferida para a Rua D. Delfina nº 39. Palavras de sua diretora e fundadora, Dra. Nise da Silveira, no discurso de inauguração da nova sede, no dia 29 de maio de 1969:

Palavras de Nise da Silveira
Quaternio - Revista do Grupo de Estudos C. G. Jung, págs. 92 e 93.
Rio de Janeiro, 1970.
           “Nossos objetivos visam mais longe. Visam coordenar intimamente olho e mão, sentimento e pensamento, corpo e psique, primeiro passo para a realização de todo específico que deverá vir a ser a personalidade de cada indivíduo sadio. Na busca de conseguir esta coordenação fazemos apelo à capacidade criadora que existe, mais ou menos adormecida, dentro de todo indivíduo. A criatividade  é o catalisador por excelência das aproximações de opostos. Por seu intermédio, habilidades manuais, sensações, emoções, pensamento, são levados a reconhecerem-se entre si e a associarem-se. Daí a ênfase que damos, na Casa das Palmeiras, às atividades criadoras. Todo ato de criação, mesmo o mais simples e despretensioso implica num encontro entre consciente e inconsciente. E é na chama desse encontro, de intensidade maior ou menor, que os fragmentos da psique dissociada se juntam, que são construídos símbolos e que se realizam sínteses. A tarefa principal do médico será permanecer atento ao desenrolar fugidio dos processos interiores a fim de dar apoio e ajuda a seu cliente no momento oportuno. Convivendo com ele durante várias horas por dia, vendo-o exprimir-se verbal ou não verbalmente em numerosas oportunidades diferentes, o médico logo chegará a um conhecimento bastante profundo de seu doente. E a relação que nasce entre ambos, tão importante no tratamento, é muito mais genuína que a relação de consultório entre médico e doente. A Casa das Palmeiras é um pequeno território livre onde não há pressões geradoras de angústia nem exigências superiores às possibilidades de resposta de seus frequentadores”.
Nota: Em 1981 a Casa das Palmeiras foi transferida para a Rua Sorocaba, 800, Botafogo, RJ, onde se encontra atuante até os dias de hoje.
____________________________
Grupo de Estudos C. G. Jung
O LIVRO VERMELHO DE JUNG
Liber Secundus 
Dias 9 e 23 de outubro das 19h às 20h30

Rua Sorocaba, 800 - Botafogo (entrada franca)
Nenhuma dificuldade em acompanhar a leitura. Jung nos faz mergulhar,
 com ele, no espírito das profundezas.

Nenhum comentário: