Faziam-se cadernos artesanais onde os clientes desenhavam, colavam recortes ou escreviam. Muitos álbuns de fotografias foram executados pelos clientes. Álbuns fotográficos foram perdidos no incêndio de 2006. Desta memória poucos cadernos sobraram e estão arquivados como peças preciosas.
Por razões múltiplas a Oficina de Encadernação em muitos momentos ficou desativada; seja por falta de profissionais da área para transmitir a manufatura dos mesmos, seja por falta de organizar tempo com maior disponibilidade para se fazer os trabalhos. Esta é uma atividade que requer cuidados especiais e paciência para a realização de cada etapa. Como toda boa obra de criação, a dos cadernos, também, nos pede concentração e tempo.
Trata-se de uma atividade que agrada muito pelo processo natural da escolha dos materiais, isto é, das folhas de papeis que são utilizadas, a espessura e as cores. As atenções na desenvoltura das mãos ao dobrar o papel, no corte das folhas quando necessário, no furar as folhas, juntá-las e em seguida amarrá-las com lã, cordões ou fitas coloridas. Plena atenção na execução, cuidados e satisfação grande de ver a obra finalizada, pronta para ser mostrada aos seus pares com muita alegria.
A costura e a colagem para cadernos mais grossos estão em processo de aprendizagem, para uma etapa mais avançada.
Os resultados desta Oficina de Cadernos são um verdadeiro espanto pela capacidade criadora que cada cliente da Casa das Palmeiras tem como oportunidade para se expressar. Dada a oportunidade à realização criadora temos respostas as mais bonitas e felizes. O fazer cadernos é mais uma das muitas atividades que a Casa das Palmeiras oferece aos seus usuários.
Oficina de Cadernos – mais um meio de demonstrar que cada pessoa com boa orientação e sendo estimulada é capaz de criar. Todo ser humano é um criador e merece ter o prazer do fazer, de ver sua obra realizada.