Palavras de Nise da Silveira em sua obra - O Mundo das Imagens:
“O fenômeno da metamorfose permeia todas as
áreas da produção imaginativa do homem. Não poderá, portanto, deixar de possuir
profunda significação psicológica. Insistira sobre o lado secreto que une na profundeza
todas as coisas – pedra, vegetal, animal, homem, deus? Dará configuração a
aspectos da psique que se mantém ocultos nas cavernas da sombra? E quanta coisa
mais dirá em linguagem simbólica?”
“Todo ser tende a realizar o que existe
nele em potencial, a crescer, completar-se. É o que acontece à semente do
vegetal e ao embrião do animal. O mesmo acorre ao homem, quanto ao corpo e
quanto à psique. Mas no homem, embora o desenvolvimento de suas potencialidades
seja impulsionado por forças instintivas inconscientes, adquire provavelmente
caráter peculiar. O homem será capaz de tomar consciência nítida desse
crescimento e mesmo de influenciá-lo. Esse crescimento, muitas vezes difícil e
até doloroso, caminha na busca de complementação da personalidade específica de
cada um, isto é, daquilo que G. Jung denomina processo de individuação”.
“É um processo lento. Não adianta pretender
acelerá-lo artificialmente. Talvez apenas ajudá-lo na remoção de obstáculos e
criação de condições favorecedoras. Jung relata que, várias vezes, encontrou
antigos analisados, que não via desde muitos anos e, entretanto, continuavam a
ampliar seu desenvolvimento”.
“Jung
trabalhava como um empirista de olhar excepcionalmente penetrante. Foi assim
que apreendeu, através dos sonhos de seus clientes, não só o processo de
individuação que cada um buscava realizar por caminhos não lineares, mas um
surpreendente paralelo entre esse processo e o opus alquímico”.
E Nise repetia sempre no Grupo de Estudos
C. G. Jung:
“Para Jung vários métodos. Para cada cabeça um
chapéu e não o mesmo para todas as cabeças. O que vale para um tipo
psicológico, não vale para outro tipo psicológico. Muita flexibilidade para não
se seguir uma trilha única. Tudo depende de cada caso, cada pessoa, não há
receita única.”____
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