Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Memória - arquivo

Casa das Palmeiras
23 de Dezembro de 1964

A Casa das Palmeiras foi criada em 1956 à 23 de Dezembro....faz hoje precisamente 8 anos.... de Cieencia....de Profunda Ciencia em Defesa da Humanidade.... sim....em defesa dos q   ue não Podem ainda se Sentirem.... com Realmente a Natureza lhes Premiou....com a Profunda Vida Interior....que não Podendo se irradiar completamente....sofrem....e sofrem muito mas neste quase Silencio triste....de nosso Profundo Sêr....sentimos que Ele existe em nós....Graças a Ação Humana....Profundamente Humana da asa das Palmeiras....Modesta Materialmente..................sim....pois não se Vê Grandezas Superficiais na Casa das Palmeiras....o qu nos Conforta Profundamente....porque sentimos que os Bondosos e Sabios Medicos....com seus Abnegados Auxiliares desta explendorosa Obra Humana....não interferem diretamente na Mudança de nosso  Estado Interior....sim....Diretamente somos Nós que andamos para nossa Luz Interior....com que a Natureza Premiou o Ser Humano....Decidindo nós....o que Realmente queremos Ser....!

Esta é a Finalidade da Grandiosa Casa das Palmeiras....de nos Dar....de nos Restituir nossa Liberdade Humana....Para ser o que Somos....e assim não diminuirmos A Luz Profunda da Humanidade....!

Indiretamente os Bondosose Sabios Medicos Psicanalistas da Casa das Palmeiras....chegam a Nós mesmos....pois são acompanahados por Nós Mesmos....para Realizar a Progressão da Cura....que ainda se estende por longos anos....em que Eles nos vão Dando assim mais Saude....mais Liberdade Interior....com seus Abnegados Auxiliares....com sua Profunda Sabedoria e também principalmente Abnegação Sincera....pois não dão a Forma que Eles querem Dar...mas a que nós Profundamente temos interiormente dai a nossa Conclusão do Direitamente e Indiretamente....!

Salve esta Verdadeira Aurora da Humanidade....A Psicanalise....em que a Grandiosa Casa das Palmeiras tanto a Exalta....demonstrando sua Realidade....!

Salve os Seus 8 anos de Luta Honesta....e que se estenda se preciso....por todos os Seculos Vindouros....!

Obrigado Casa das Palmeiras....lhes Agradecemos de Todo Profundo Coração....Obrigado Dra Nize sua Fundadoura....não Podiamos deixar também de Exalta-la....como também quem nos Cedeu com Profunda dedicação o Predio....Senhora Alzira Lafayette Cortes....!

Assinado-De Todos Nós.

Escrito por José Basto
__________________________________________________


Trabalho de Carpintaria - Moldura/ porta retrato em forma de Coração s/d - José Bastos.
__________________________

domingo, 10 de julho de 2016

Poesia - Saudades de Nise

          Saudade de Nise

                       Maria Lúcia Vinha Boiteaux*
  
Mas, por falar em saudade,
Onde anda você?

Saudade de Nise.

Vou além da saudade,
Vou ao encontro de Nise.
Onde encontrar Nise?
Nos espaços franciscanos?
No olhar de um felino?

Um sinal apontou para
O encontro da cientista e a bruxa,
Pura alquimia.

Nise compreendia minha magia.

Relembrar nossas tardes,
onde passávamos da tragédia à comédia.
Sempre tínhamos espaços para brincadeiras
E irreverências.
Nise me via como uma colaboradora e amiga.

Falar com Nise, por que não?
Ora, dirás ouvir estrelas,
Por certo, perdeste o senso...

Obrigado, Nise, por teres
existido entre nós.

*Maria Lucia Boiteaux – colaboradora na Casa das Palmeiras - Atividade Salão de Beleza. Homenagem / Quaternio de 2001 – pág. 147. Revista Nº 8 do Grupo de Estudos C. G. Jung. (Querida amiga de Nise e dos Grupos de Estudos - MII e em casa de Nise).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Programação da semana

  Contação de Histórias sempre nos segundos sábados de cada mês 
Julho dia 9 das 10h30 às 12h30
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

GRUPO DE ESTUDOS C. G. JUNG - Leitura e reflexões  

Imagens do Inconsciente
obra de Nise da Silveira
- dando continuidade - Mundo externo/ Mundo Interno. Penetração no Mundo Interno
seguindo - Imagens Arquetípicas na Esquizofrenia. 

6 e 20 de julho / 3, 17 e 31 de agosto - 2016.

Às quartas-feiras de 15 em 15 dias das 19h às 20h30.

CASA DAS PALMEIRAS

Rua Sorocaba, 800 – Botafogo.

Inf.: Tel. 2266-6465 (das 13h às 17h) / 2242-9341

                                * Está aberto ao público em geral *
Bem vindos os artistas, filósofos, psicólogos, pensadores livres,  cientistas, antropólogos, sociólogos e/ou qualquer pessoa que desejar ler, estudar e/ou conhecer, mais profundamente as
Obras de C. G. Jung e Nise da Silveira
Livro - R$ 100,00
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

domingo, 3 de julho de 2016

Festa Junina - 2016


               O que nos move na Casa das Palmeiras é a dignidade para com o ser humano em sua inteireza, no fio tecido com afeto e criatividade, cultivados pela saudosa e tão querida Nise da Silveira, desde 23 de dezembro d 1956.

        A Festa Junina, dia 24 de junho de 2016, e que ocorre anualmente, foi mais um acontecimento em alegria, brincadeiras, teatro, quadrilha, degustações típicas de São João com fraternidade solidária entre clientes, familiares, amigos, colaboradores, antigos estagiários e toda a equipe da Casa.
  
 As imagens falam por si.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Nosso Jornal _O Arauto


Edição Festa Junina 2016
-------------

Nosso Jornal - O ARAUTO
       O Arauto é o nosso jornal, e tido pelos clientes como um dos remédios da Casa das Palmeiras. Ele é feito artesanalmente com o material produzido pelos clientes; um apanhado dos acontecimentos do último trimestre. Feito duas vezes por cada semestre por ocasião das Festas da Páscoa e Junina, depois na Primavera e Natal.  Alguns participam mais na realização do jornal dando a sua opinião, fazendo escolhas ou em organizar as matérias da paginação. Geralmente o material é selecionado próximo à data de sua publicação, sendo importante frisar que, por vezes, os clientes realizam trabalhos especialmente para serem publicados. A interação é coletiva: um grupo se encarrega de organizar - colaboradores, estagiários e clientes.
     O jornal registra trabalhos feitos na Casa e servem de informação. Editam-se trabalhos produzidos nos Ateliês; artes aplicadas, desenho, pintura, modelagem ou colagem, oficinas de poesia, frases e opinião sobre a Casa. Cada número com suas variantes nas informações. O Arauto visa distribuição interna. Os clientes o levam para casa. É forma de contato, ainda que indireta, com aqueles que não estão presentes no cotidiano da Casa. Os trabalhos reproduzidos tem sido satisfação para os familiares que compartilham com a produção criadora e, que por vezes, se surpreendem com as pequenas mudanças conquistadas a cada mês.
~~~~~~~~~~~~~~
Tivemos neste ano de 2016, seguindo o fluxo do ano passado,
Os Mais Belos Conto de Fada
Sempre aos segundos sábados de cada mês
das 10h30 às 12h30
na  Casa das Palmeiras
Com especiais profissionais contadores.
---------------------------------------------