Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Casa das Palmeiras, 55 anos



Dia 23 de dezembro de 2011, sexta-feira, a Casa das Palmeiras comemorou, à tarde,

seus 55 anos de Fundação, completando as comemorações da Festa de Natal.
De forma singela entre clientes, amigos/as e com a presença de Maria,

nossa eterna “terapeuta incondicional”,

degustamos uma deliciosa torta natalina, sorvetes, sucos com direito

a parabéns para a Casa, conversa fraterna com alegria e brincadeiras de mímica;idéia de nossa presidente Flávia d’Angelo Caminhas.
Viva os clientes da Casa, razão soberana

da obra de Nise da Silveira!
Viva Nise que nos estimula como bandeira flamejante

a manter seus métodos fundamentais por esses longos 55 anos

de Emoção de Lidar e Criatividade!

______________________________

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Pinturas



Vésperas de se comemorar os 55 anos da Fundação da Casa das Palmeiras, dia 23, podem constatar que os ateliês se mantêm vivos em suas produções plásticas com a criação de imagens que surgem das profundezas do inconsciente. Quarta- feira, 21 de dezembro de 2011,
trabalhos de E., motivados pelo clima de fim de ano, Natal, férias.

1ª produção: “Nossa Senhora chorando”
Pinceladas em tinta azul; guache sobre papel.

Depois de E. dar uma volta pela Casa e fumar um cigarro, faz sua segunda pintura com pinceladas em preto;
“Nossa Senhora de óculos, e por que não? Moderna. Andando de motocicleta, depois que o Menino nasceu”.

___________________

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL! FELIZ ANO NOVO 2012!





Teatro: arqueólogos descobrindo que 25 de dezembro, antes das comemorações do nascimento de Jesus, este dia, era consagrado a Mitra (Ásia Menor), salvador e redentor da humanidade, solstício do inverno (hemisfério norte), início da nova elevação do Sol.

Cristo substitui o culto a Mitra, o deus da Luz.

Cristo somboliza o arquétipo do Sol; luz que ilumina a humanidade.


Queridos clientes, familiares, colaboradores, estagiários/as, amigos/as, leitores e sócios,
O Natal simboliza o nascimento de Jesus, e o nascimento de cada um de nós para a beleza da Vida, onde todos UM sem diferença de idade, cultura, religião, condição social ou pátria. Aqui somos todos iguais, como uma família, seguindo com fidelidade o que Dra. Nise da Silveira sempre afirmou e lavrou em Ata de 1995:

“que a Casa das Palmeiras continue progredindo sempre de acordo como sua linha inicial de conduta e filosofia além do seu desejo de perenidade da Casa.”
Renovando sempre, permanecemos fieis à linha inicial de conduta. Dia 23 de dezembro de 1956 foi a sua Fundação, estamos fazendo 55 anos de VIDA em plena atividade nos ateliês e espaços de produções criativas. Emoção afetuosa e convívio fraterno.
O sonho de Nise permanece vivo; a Casa das Palmeiras renascida como a Ave Fênix das cinzas mantém seus valores básicos e essenciais.

Pequeno território livre de imaginação e Emoção de Lidar.
Hoje, sexta-feira, dia 16 de dezembro de 2011, festejamos com alegria, afeto e beleza o nosso fraterno Natal.
Presépio de argila com o Menino Jesus expandindo Amor é uma criação da Casa, realizado pelos clientes, assim como todos os figurantes em torno da criança que simboliza o renascimento da Vida e a importância da fraternidade solidária. A árvore luminosa e os enfeites coloridos que fizemos, com a ajuda de todos, clientes, colaboradores, estagiários/as são motivos de alegria.
Em nossa programação apresentações várias; falas e música, poesia e teatro/auto de Natal, canto, coral. Alegria fraterna, tudo por um Feliz Natal

e por um Feliz Ano Novo 2012 cheio de esperança!
Salgados, doces variados e refrigerantes para completar nosso contentamento aqui nesta querida Casa das Palmeiras com a presença de nossos familiares, amigos e antigos estagiários/as.
Com gratidão eterna seguimos a cartilha tradicional da grande Mestra Nise tecida no fio das atividades expressivas.
Aproveitamos para agradecermos, muito e muito, a todos que sempre tem colaborado materialmente para manter este sonho de Nise da Silveira que é a Casa das Palmeiras: uma Casa de criatividade, afetividade, pesquisa e ciência a partir do mundo interno,

das imagens do inconsciente.
Desejamos a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo de 2012!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Imagens - Grupo de Estudos C. G. Jung

Mais informações aqui no Blog

- rolar as páginas/ ver mês de outubro.
Dezembro dia 21, quarta-feira, das 19h às 20h30.
O Grupo de Estudos deseja Feliz Natal e criativo 2012 para todos.

tel 2266-6465 / 2242-9341
************

domingo, 11 de dezembro de 2011

Estudos das Imagens –




O Grupo de Estudos C. G. Jung permanece ativo, alocado na Casa das Palmeiras, onde se reúnem pessoas de várias áreas do saber, de 15 em 15 dias, às quartas-feiras, das 19 às 20h30, com o propósito de estudos das obras de Jung e Nise da Silveira.
Dia 7 de dezembro, depois da leitura da obra de Nise, O Mundo das Imagens, pág. 86 a 88, com um breve tempo para esclarecimentos e trocas de idéias, foi apresentada mostra de uma série de desenhos geométricos de um dos clientes da Casa das Palmeiras. C
olocados sobre a extensão da grande mesa trabalhos realizados de 2006 a 2011. Foram expostos por sequência de datas, em série, para a melhor observação e compreensão do processo criativo; acompanhamento da produção, passo a passo das imagens; circulares, quadrados, triângulos, losangos. Formas circulares entrelaçadas, realizadas com movimento centrífugo, afastando-se do centro. Desenhos com a predominância das cores azuis e vermelhas mais escuras. São realizações traçadas em horizontais, verticais, paralelas, quadriláteras e diagonais cortadas entre os retângulos.
Produção realizada em ambiente de concentração, no Ateliê de atividades plásticas, quando é possível dar vazão às formas que emergem do inconsciente. Emoções expressas pelos movimentos das mãos e tensões faciais. Figuras planas desenhadas em folhas brancas em tamanhos diferenciados - papeis de 40 x 20 cm ou A4.
Terminada a mostra das imagens de T., e estando todos, presentes, sensibilizados e atentos diante das produções, incluindo o próprio criador, houve uma breve exposição teórica do significado simbólico das Imagens Geométricas, seguida da mostra da produção fotográfica do mesmo autor.
Para fechar recorreu-se a leitura sobre a Abstração e geometrismo - texto de Nise da Silveira em suas obras: Imagens do inconsciente / Ed Alhambra, 1981 e Os enumeráveis estados do ser, 1987.

Fotografia
Uma série fotografias realizadas pelo mesmo autor, foram expostas ao longo da parede da sala. Outro espanto para estudiosos das imagens que emergem das profundezas do inconsciente.
Escolha de figuras geométricas no próprio ambiente escolhido para realizar o trabalho. Circularidade do movimento do corpo do autor no espaço. Organização fotográfica, em série, dando forma geométrica pela sequência das imagens, no instante da criação.
São 24 fotos, 10 x 15 cm cada - ao todo 3.95 cm na sua extensão.

A Casa das Palmeiras é um pequeno território livre de criatividade, emoção de lidar, pesquisa e ciência.

******************************

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Casa das Palmeiras - notícias gerais



Dia 23 de dezembro de 2011, a Casa das Palmeiras estará completando seus 55 anos de existência e de seguimento dos métodos terapêuticos traçados por Dra. Nise da Silveira.
Viva a Casa das Palmeiras!


O Chá no Iate Clube, dia 30 de novembro, passado, ocorreu com beleza e alegria. Apresentação de música e danças ciganas ao vivo. Às amigas/os da Casa das Palmeiras só temos a agradecer pela organização e seus melhores resultados. A Casa vive dos ideais traçados por sua fundadora e eterna Nise, de doações e da grandeza de generosos seres humanos que abraçam com garra e afeto esta causa humanitária.
Sábado, dia 3 de dezembro, a Casa das Palmeiras abriu suas portas para um bate-papo, Café Amigo. Muito prazeroso. Estavam presentes familiares, clientes, colaboradores e convidados. Surgiu a proposta de termos esse encontro uma vez por mês ou bimestral, com o intuito de juntarmos forças para garantir entrosamento e participação de todos que pertencem ao sonho de Nise. A Casa como espaço de convívio solidário entre clientes, familiares e amigos/as. Um bate-papo mesmo, em torno do café, chá, sucos, biscoitinhos e outras cositas mais.


Clientes, estagiários/as, colaboradores e toda a equipe da Casa se movimentam para a organização e os preparativos da Festa do Natal. Ocasião em que muitos amigos/as comparecem para as comemorações natalinas com muita Emoção de Lidar.



Nas férias teremos, novamente, o Atelier Livre. Comunicaremos os dias. Aberto a todos que desejarem, espontaneamente, desenhar ou modelar. “Desenhar é um ato de liberdade”. **********************