Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

domingo, 1 de novembro de 2015

NISE – dois filmes, dois esplendores.


Dois Filmes centram em Nise da Silveira

Olhar de Nise e
NISE, o Coração da Loucura -

O filme Olhar de Nise // encanta como precioso e pontual Documentário. Entrevistas: permeadas pela eloquência refinada da própria Nise da Silveira em depoimento inédito e os testemunhos de plurais entrevistados, que na sua maioria, conviveram próximos de Nise.

O outro, longa metragem - NISE, o Coração da Loucura // tempo de intensa rebeldia e enfrentamento à psiquiatria vigente nos anos 1940 e a ousada contribuição de Nise à medicina moderna com a inserção da Terapêutica Ocupacional, como método efetivo ao tratamento das doenças psíquicas e gravíssimas perturbações emocionais. Dando às produções plásticas um lugar nobre como expressão de seus clientes, potência efetiva por meio da criatividade, caminhos para uma vida digna e de respeito como pessoa. A paixão de Nise pelas suas ideias e trilhas com afeto e o bom convívio humano.



O diretor Roberto Berliner e toda a sua equipe em NISE, o Coração da Loucura está de parabéns ao receberem o merecido prêmio máximo, Grand Prix, no Festival Internacional de Cinema de Tókio, tendo Glória Pires recebido prêmio de melhor atriz. Que riqueza para o cinema do Brasil!


O diretor Jorge Oliveira, também, está de parabéns pelo seu excelente  filme Documentário Olhar de Nise que encanta e comove o público na fonte da sabedoria viva de Nise.

A precursora e a revolucionária NISE - mulher intuitiva e de inteligência superior, pessoa rara, doce guerreira libertária - VIVE!

Nenhum comentário: