Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 13 de outubro de 2012

O Livro Vermelho de C. G. Jung


O Grupo de Estudos C. G. Jung, dando continuidade,
 iniciará dia 17 de outubro, quarta-feira,
leitura e reflexões sobre o
O LIVRO VERMELHO
Liber Novus
C. G. JUNG.

Local: CASA DAS PALMEIRAS
Rua Sorocaba, 800 - Botafogo.
Das 19h às 20h40
Traga seus amigos/as.
Esta caminhada profunda está aberta ao público
Inf. Tel. 2266-6465 (2ª à 6ª feira - às tardes)
Mandala desenhada por Jung.
          O Livro Vermelho é intercalado por imagens produzidas por Jung. Fala por imagens o que as palavras não conseguem: "Minha linguagem é imperfeita. Não que eu queira brilhar com palavras, mas por incapacidade de encontrar aquelas palavras é que falo em imagem. Pois não posso pronunciar de outro modo”.
          "O Livro Vermelho" é assim chamado devido à cor da capa que cobria os originais deixados por Jung. O livro foi concebido entre os anos de 1913 e 1930, decorrência de um período em que ele mergulhou nas profundezas, em "confronto com o inconsciente". A obra foi escrita em alemão arcaico.
Encontramos no percorrer da obra relatos sobre fantasias, sonhos, e mesmo visões. "O espírito dessa época em mim queria muito conhecer a grandeza e amplidão do sentido supremo, não sua pequenez. Mas o espírito da profundeza venceu este orgulho, e eu tive de engolir o pequeno como um remédio da imortalidade", diz Jung (Liber Primus, O caminho daquele que virá).
          Este livro tem por edição e introdução o historiador Sonu Shamdasani, estudioso de Jung. Editora Vozes, 2010, Petrópolis, RJ. A edição brasileira, bilíngue, traz o fac-símile do texto original manuscrito.
____________________ 
O Grupo se reune de 15 em 15 dias às quartas-feiras.
- 17 e 31 de outubro - 14 e 28 de novembro.
_________________________________

Nenhum comentário: