Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

domingo, 19 de agosto de 2012

Grupo de Estudos C. G. JUNG


“Todo ser tende a realizar o que existe nele em potencial, a crescer, completar-se." Nise da Silveira 
S.- guache / papel - (rosto feminino de Deus)
S. - técnica mista / papel (acervo - Casa das Palmeiras)

O Grupo de Estudos C. G. Jung, dando continuidade aos estudos da obra de Nise da Silveira 
 O Mundo das Imagens
Metamorfoses e Transformações.
Casa das Palmeiras
Quarta -feira 5 e 19 de setembro
C.G. JUNG na vangarda de nosso tempo
3 de outubro
 das 19h às 20h40
Rua Sorocaba, 800 – Botafogo
informações Tel. 2266-6465 // 2242-9341
Aberto ao público -
C. P. lápis cera/papel, 1976.

Palavras de Nise da Silveira - O Mundo das Imagens:
“O fenômeno da metamorfose permeia todas as áreas da produção imaginativa do homem. Não poderá, portanto, deixar de possuir profunda significação psicológica. Insistira sobre o lado secreto que une na profundeza todas as coisas – pedra, vegetal, animal, homem, deus? Dará configuração a aspectos da psique que se mantém ocultos nas cavernas da sombra? E quantas coisas mais dirá em linguagem simbólica?”
O.I. lápis de cor/papel, 1974.
“Todo ser tende a realizar o que existe nele em potencial, a crescer, completar-se. É o que acontece à semente do vegetal e ao embrião do animal. O mesmo acorre ao homem, quanto ao corpo e quanto à psique. Mas no homem, embora o desenvolvimento de suas potencialidades seja impulsionado por forças instintivas inconscientes, adquire provavelmente caráter peculiar. O homem será capaz de tomar consciência nítida desse crescimento e mesmo de influenciá-lo. Esse crescimento, muitas vezes difícil e até doloroso, caminha na busca de complementação da personalidade específica de cada um, isto é, daquilo que G. Jung denomina processo de individuação”.
O. I. lápis de cor/papel, 1976.
"É um processo lento. Não adianta pretender acelerá-lo artificialmente. Talvez apenas ajudá-lo na remoção de obstáculos e criação de condições favorecedoras. Jung relata que, várias vezes, encontrou antigos analisados, que não via desde muitos anos e, entretanto, continuavam a ampliar seu desenvolvimento”.
“Jung trabalhava como um empirista de olhar excepcionalmente penetrante. Foi assim que apreendeu, através dos sonhos de seus clientes, não só o processo de individuação que cada um buscava realizar por caminhos não lineares, mas um surpreendente paralelo entre esse processo e o opus alquímico”.
~~~~~~~~~ as imagens são do livro O mundo das Imagens. Os originais estão no Museu de Imangens do Inconsciente.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: