Palavras de Nise – anotações no Grupo de Estudos C. G. Jung
“O inconsciente é um imenso oceano, por vezes emergem umas imagens”. “A psique humana é um fenômeno fantástico. A capacidade criadora é extraordinária.”
“A inteligência e a sensibilidade do esquizofrênico permanece intacta mesmo na aparência de estar cingida, em ruínas. Verifica-se isso com clareza quando encontra alguém com quem ele possa se relacionar afetivamente.”
“Para Jung vários métodos. Para cada cabeça um chapéu e não o mesmo para todas as cabeças. O que vale para um tipo psicológico, não vale para outro tipo psicológico. Muita flexibilidade para não se seguir uma trilha única. Tudo depende de cada caso, cada pessoas, não há receita única.”
“Não sei fazer nada sem procurar uma base mais profunda, sem ler, pesquisar. As referências são fundamentais.”
“Em matéria de educação não basta conhecer o mundo externo, é necessário tomar seriamente em consideração a função imaginativa ao dar forma a conteúdos do inconsciente.”
“Aprendi mais com a literatura do que com os trados de psiquiatria. Um conto de Machado de Assis, Missa do Galo, exprime com mais clareza e sutileza as coisas do que um psiquiatra. Aprende-se mais com Machado de Assis sobre a natureza humana do que em livros de psicologia.”
“A pintura é um trabalho importante para o esquizofrênico. Através da pintura, com a presença do afeto catalisador, ele vai se encontrando com o mundo externo. O afeto sempre ajuda o indivíduo que está perdido e vivendo num mundo interno fragmentado.”
“Para cada cabeça um chapéu e não o mesmo para todas as cabeças. O que vale para um tipo psicológico, não vale para outro tipo psicológico. Muita flexibilidade para não se seguir uma trilha única. Tudo depende de cada caso, cada pessoa. Não há receita única.”
“Porque passei pela prisão, eu compreendo as pessoas e os animais que estão doentes, pobres, que sofrem. Eu me identifico com eles. Sinto-me um deles”.
_____________________________
Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.
Tel. (55) (21)2266-6465 (aberto - de 2ª f. à 6ª f. das 13h às 17h30)
Vídeo - aqui no Blog: Nise da Silveira - entrevista - dia 26 fevereiro 2012. Do mundo Caralâmpia à Emoção de Lidar (Parte I)
A Casa se sustenta de doações, mãos generosas. Somos gratos. Doações:
CASA DAS PALMEIRAS - CNPJ 33.808.486/0001-48
Banco Itaú - Agência 9161 - Conta 09906-5
______________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário