Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Atividade ocupacional - Jardinagem



          O pequeno jardim da Casa das Palmeiras é um cartão de visita para quem chega. As palmeiras verdejantes que lhe dão o nome fazem parte da entrada.

          Até pouco tempo não estávamos nos ocupando tanto da Jardinagem como desejávamos. Percebemos, entretanto, como todos gostam de estar perto das plantas, na grande varanda.
          Este ano de 2017 voltamos em plena reativação desta atividade ocupacional, tão importante, para os que frequentam a Casa. Temos um novo coordenador, Flávio, que em muito estimula ao amor às plantas na observação, cuidados e tudo o mais que for necessário. Reorganizando novos vasos.
          Os clientes apresentam satisfação em manusear com naturalidade as plantas sempre que convidados. Aprender conhecê-las melhor ao podar os galhos, retirar folhas velhas, secas, remexer a terra e plantar. Momentos mais frequentes e outros menos. Como outras atividades a Jardinagem, também, pede certa inclinação natural para com os cuidados com os elementos da natureza; terra e água. Para a riqueza da terra está sendo feito um bom trabalho de compostagem que é muito interessante para os clientes como aprendizagem.  



                O dia especial, determinado tem sido às quintas-feiras, mas pode haver alterações sem atrapalhar andamento das outras atividades regulares. Cuida-se das plantas sempre que necessário. Em horas livres; regar com cuidado, podar galhos, retirar folhas amareladas, limpar o necessário. Há clientes mais introvertidos que ficam de longe observando os movimentos da poda, o remover da terra ou quando se devem regar as plantas.   
          Nem todos os clientes se ocuparem desta atividade. Entretanto tem sido espaço de prazer, observação, dar um passeio, isso mais nas segundas-feiras, em especial. Simplesmente olhar as plantas, convidar a caminhar, quando alguém está agitado ou perdido em palavras angustiantes é saudável estar entre as plantas. Levar a pessoa para dar um passeio pelo jardim de braços dados ou de mãos dadas, observando os brotos novos que surgem, as folhagens ou simplesmente uma silenciosa caminhada perto da vegetação sempre faz bem. “Plantas são calmantes”, dizia uma cliente. Outro sorrindo mostrava: “As plantinhas no vaso são minhas filhinhas”. O simples gesto de olhar as plantas em sua variedade é terapêutico. Sempre se tem bons resultados.

           Alguns clientes têm receios de tocar na planta, mexer na terra, sujar as mãos. Fazem observações: “esta precisa de ser podada”, “folhas velhas vamos retirar, amareladas e secas”, “é preciso outro vaso maior” ou “amo as plantas, elas são lindas!”.

          Bonito é ver como sempre se colocam com delicadeza e afetuosa atenção para com a Mãe Natureza.    
          Por vezes, ao nos reunirmos, em grupo cultural, nos ocupamos em conversarmos sobre a natureza das planas e com isso as verduras, os legumes, as frutas, as árvores, em geral. Como as sementes que germinam crescem e tornam-se árvores com suas florações e seus saborosos frutos.
        Sempre é lembrada a frase de um antigo cliente da Casa, José Bastos: “A planta ensina que é preciso ser paciente para crescer”.  

Nenhum comentário: