Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ateliê de Artes Aplicadas


Mãos criativas no Ateliê de Artes Aplicadas - bijuteria e tecelagem - setembro de 2014.

Colaboradores, clientes e estagiários/as se interagem com solidária atenção e cuidados. Por vezes clientes ensinam a estagiários/as, ainda crus, neste ateliê de atividades manuais. Para Dra. Nise da Silveira todo processo criador que se realiza na Casa das Palmeiras deve ser feito com prazer e é matéria perceptível de observação científica. A Casa não é espaço de entretenimento. É Casa de convívio afetivo com Emoção de Lidar e é espaço de pesquisa científica.
  _________________________

    O Ateliê de Artes Aplicadas é uma das muitas atividades terapêuticas interdisciplinares na Casa das Palmeiras.   É frequentado pelos clientes,  homens e mulheres, os quais participam deste e de outros ateliês com naturalidade.
Neste ateliê os clientes utilizam lãs e linhas de várias cores e espessuras, tecidos, telas, miçangas, canutilhos, paetês, vidrilhos, etc.. Gostam atualmente de fazer bijuterias com as contas coloridas. Trabalham atentos e podem dar um descanso, se retirando, e, depois retornar a fazer o que deixou de lado sempre que desejar. Poderá variar em relação ao material utilizado. Exemplo; passar da atividade da tapeçaria para o tricô ou a bijuteria.
Os trabalhos de Artes Aplicadas mais produzidos na Casa são geralmente o tricô, crochê, tapeçaria e bijuteria. Temos um tear e máquina de costura. Tecidos coloridos. Períodos em que estas atividades são mais atuantes.
Não se impõe regras, apenas estímulo criador; o prazer de se trabalhar com as mãos, o prazer de ver a obra realizada. Enquanto alguns terminam a peça no mesmo dia, outros podem demorar dias/meses, podendo até intercalar, fazendo um trabalho novo. Sempre é respeitado o tempo e habilidade de cada um na execução da sua obra.
Cada pessoa irá produzir de acordo com os materiais que ela própria escolher, tendo a liberdade de criar o que desejar expressando, espontaneamente, conteúdos que surgem do inconsciente. Não há estereotipia, cada trabalho é pessoal e único. Os trabalhos produzidos, sempre que autorizados por eles, ficam expostos na decoração do Ateliê e nos eventos festivos da Casa das Palmeiras, o que é motivo de orgulho para todos. Mostrar os trabalhos é valorizar a produção e importante para a autoestima.
Nas vésperas dos eventos festivos como o Carnaval, a Festa Junina, a Primavera ou o Natal, a coordenação da Casa pode dar alguma sugestão para se criar trabalhos com motivos da Festa, assim como execução de convites.
Acompanhando o processo criativo podemos perceber o desenvolvimento motor, a habilidade em manusear os materiais, a organização, a carga emocional vivida e o envolvimento de cada um no que está produzindo.  E mesmo na participação pessoal ao expor seus trabalhos nas Festas para que tudo ocorra em beleza e harmonia.
O silêncio no ateliê de Artes Aplicadas é fundamental durante o processo criativo para melhor concentração e realização expressiva desta atividade manual.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: