Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Atividades plásticas / mundo interno















J. - desenhos à lápis de cor, lápis cera e guache - 2010/ 2011.



Nise da Silveira - O Mundo das Imagens, pág. 21, Ed. Ática - SP, 1992.
“Rótulos diagnósticos são, para nós, de significação menor, e não costumamos fazer esforços para estabelecê-los de acordo com classificações clássicas. Não pensamos em termos de doença, mas em função de indivíduos que tropeçam no caminho de volta à realidade cotidiana.
O principal método de tratamento empregado na Casa das Palmeiras é o exercício espontâneo de atividades diversas, geralmente chamado de terapêutica ocupacional. Esse método, se corretamente conduzido, é um legítimo procedimento terapêutico, e não apenas prática auxiliar e subalterna como é considerado habitualmente. Fazemos constante apelo às atividades que envolvam especialmente a função criadora mais ou menos adormecida dentro de todo indivíduo. A criatividade é o catalisador por excelência das aproximações de opostos. Por seu intermédio, sensações, emoções, pensamentos são levados a reconhecer-se, a associar-se.
A tarefa principal da equipe técnica da Casa das Palmeiras é permanecer atenta ao desdobramento fugidio dos processos psíquicos que acontecem no mundo interno do cliente através de inumeráveis modalidades de expressão. E não menos atenta às pontes que ele lança em direção ao mundo externo, a fim de dar-lhes apoio no momento oportuno”.



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um comentário:

Lucas Guesser disse...

é realmente fantástico o mundo da arte, ainda mais quando aplicado à terapia. Admiro muito esse tipo de trabalho :)