Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ateliê Livre na Casa das Palmeiras

Desenho livre: aquarela 18 x 45 cm

Horta - plantio de boldo
****
Criar renova as células
As férias de dezembro, 2009/2010, teve a singularidade, a oportunidade, deste pequeno território livre que é Casa das Palmeiras ter suas portas abertas nas terças-feiras, dias 5, 12 e 19 de janeiro, das 14h às 17h00. Espaço disponível à criatividade e ao convívio.
Atendendo aos anseios de alguns clientes em não ter a Casa fechada por um mês de férias, optou-se por oferecer tardes de atividades expressivas sem qualquer obrigatoriedade. As portas abertas ofereceram oportunidade para a criatividade e o encontro afetivo com os amigos da Casa e pessoas convidadas. LAR DOCE LAR; foi a expressão risonha de alguém que chegou bem cedo e dizendo estar cheio de saudades da Casa das Palmeiras.
A Casa das Palmeiras promoveu uma bela oportunidade para ativar a criatividade dos clientes, amigos e amigas com Desenho, Pintura, Modelagem e Jardinagem.
Como a atividade foi gratuita havíamos pedido que trouxessem; papeis – tipo cançon ou vergê. Lápis, pastel, guache e/ou pinceis. O que aconteceu para satisfação nossa.
A freqüência foi muito além do esperado, seja de clientes e de amigos da Casa. Cerca de vinte e cinco pessoas compareceram e desenharam ou criaram alguma coisa a cada terça-feira. Alguns se colocaram sentados e desenhando, em torno de uma grande mesa, outros escolheram ficar numa pequena mesa próxima. Desenhavam silenciosos e atentos às suas produções.
Desenhos com elástico foi a grande novidade – realizados com atenção na coordenação das mãos que engendram imagens do inconsciente – nos rostos transpareciam o prazer do trabalho realizado.
Às 14h foi servido café, à vontade, e suco bem gelado para amenizar o calor de verão. O saboroso lanche foi servido às 16h., em pé, em torno da mesa improvisada. A generosa Maria Senhorinha fez questão de estar presente para nos atender no que fosse necessário e participar da tarde criativa - aproveitou para dedilhar no piano com muita alegria.
Atividade na observação do jardim, nos cortes das folhas velhas com a ajuda de uma antiga colaboradora na obra de Nise, o colher folhas e galhos caídos ao chão foi satisfação demonstrada nos gestos; sorrisos e olhares silenciosos. O plantio de Alegrim, Boldo e Salsa na pequena horta na lateral da Casa trouxeram outro prazer em contato com a terra. O contato com a natureza vegetal que servirá de alimento ao corpo deu oportunidade a um cliente sentir-se um pequeno jardineiro naquele momento tão singelo.
_________________________________

Nenhum comentário: