Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 15 de março de 2008

VIII Que é a Casa das Palmeiras

(Final do texto de Nise da Silveira - Módulo VIII - Casa das Palmeiras - A Emoção de Lidar, Uma Experiência em Psiquiatria. Coordenado por ela. Ed. Alhambra, 1986).
30 anos de experiência - dança, representações mímicas, pintura, modelagem, música e outras atividades expressiavas.
O exercício de atividades poderá enriquecer-se de importante significação psicológica. Compreeder-se-á, por exemplo, o valor terapêutico que virá adquirir a proposta ao doente mais regredido de atividades vivenciadas e utilizadas pelo homem primitivo para exprimir suas violentas emoções.
Em vez dos impulsos arcaicos exteriorizarem-se desabridamente, lhe forneceremos o declive que a espécie humana sulcou durante milênios para exprimi-los: dança, representações mímicas, pintura, modelagem, música. Será o mais simples e o mais eficaz.

Apesar de muitas dificuldades nas nossas finanças e de uma agressão traiçoeira de gente da própria Casa, demos a volta por cima e, em compensação, recebemos espontâneos e generosos apoios de amigos.
A Casa das palmeiras cumpriu seu principal objetivo: evitar bastante o número de reinternações de seus clientes.
No Centro Psiquiátrico Pedro II, como vimos de início, a taxa de reinternações permaneceu quase a mesma durante os últimos 30 anos, isto é, das 28 admissões diárias, 16 são reinternações.
Acreditamos que a experiência da Casa das Palmeiras comprova a necessidade de instituições, em regime de externato, que sirvam de ponte entre os hospitais psiquiátricos e o meio social. Entretanto essa experiência piloto não despertou nenhum interesse no meio psiquiátrico.
Mas a Casa das Palmeiras prossegue sua caminhada. Completa agora em 1986, 30 anos de existência.
Nise
[Importante frisar que este texto de Nise da Silveira foi escrito em 1986 (aqui transcrito na íntegra) - grandes avanços foram feitos nas instituições da área da saúde. A Casa das Plameiras é exemplo piloto para o Brasil e exterior - permanece um pequeno território em regime aberto, livre e independente].
* * * * * * * * * * * *

Um comentário:

amora disse...

Procurava um site encontrei um blog. Abs
Ana