Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Segundo Dia Curso Método Nise da Silveira - introdutório

Obras de Nise da Silveira
Sábado, 24/ 06/ 2017, segundo dia do Curso - Introdução ao Método de Nise da Silveira na Casa das Palmeiras.
Apresentação breve sobre C. G. Jung/psiquiatra e seu encontro com Freud/neurologista.
Obra de Jung (19 volumes) - Símbolos da Transformação, base conceitual do afastamento entre os dois gênios dos mergulhos no inconsciente. As quatro viagens de Dra. Nise à Suíça para conhecer Jung e estudar a importância das Imagens e se analisar. Sobre o Grupo de Estudos C. G. Jung, porta de entrada, sem seleções de pessoas, para estudos ao lado da Doutora. Obras fundadas por ela e seus livros editados – com Martha Pires Ferreira.
Exposição teórica - Mito, Imagem e Corpo. Vivência do corpo com a música, a dança e laboratório com argila/barro – interagindo com todos os participantes do Curso - com Sônia Andrade.

 

Laboratório - vivência com argila / barro
 Breves colocações sobre outros pensadores e terapeutas que influenciaram a obra de Dra. Nise – clientes como Luis Carlos - “Emoção de Lidar” substituindo a usual palavra Terapêutica Ocupacional. Antonin Artaud, “Estados alterados do ser” substituindo a palavra esquizofrenia. Gaston Bachelard com sua riqueza empírica e teórica – projeção com texto de Bachelard e imagens do inconsciente, cliente-artista Jair – Casa das Palmeiras. Ronald Laing psiquiatra que veio ao Brasil, Congresso, visitou o MII, e, quis conhecer pessoalmente a sábia Senhora das Profundezas, este muito citado por ela. Outros personagens da cultura incluindo artistas plásticos, em razão do mundo das expressões, da importância das imagens com Dr. Jean Pierre Hargreaves. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: