Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Atividade música 2015




Momento de criação e expressão musical

                   Atividade Música 2015

            A música sempre foi um meio de proporcionar prazer, reorganizar as emoções e cultivar a cultura sonora em ritmo e melodia. Seja o gênero da música popular, folclórica, regional ou a clássica tradicional. Todos, em geral, gostam de ouvir boa música.Combinar sons, encantar os ouvidos. 

       Na Casa das Palmeiras esta atividade teve início com sua fundação em 1956. A experiência com o popular brasileiro é o mais usual, neste período, assim como o exercício da criação musical espontânea. Os clientes, usuários desenvolvem composições. Improvisar, cantar, soltar a voz, também, faz parte das atividades musicais na Casa. A melodia, a harmonia ou polifonia resultam da própria vivência nas tardes das terças-feiras quando todos se reúnem na grande sala para vivenciarem esta atividade. Tudo deve se harmonizar entre as várias opções criativas, como um todo interdisciplinar. Formam um conjunto. Importante que os clientes possam realizar suas emoções se harmonizando com todos, interagindo com os demais, isto é, clientes, estagiários/as e colaboradores juntos vivenciam  esta hora de musicalidade.

    Uso de vários instrumentos; tambor - percussão, violão, agogôs, chocalhos, triângulo, pandeiros, por vezes a flauta e mesmo o piano pode entrar vem cena com seus graves e agudos.
       A Música sempre foi uma atividade muito frequentada pelos clientes. A Música por sua seriedade, ritmo, descontração e alegria envolve a todos os participantes que tocam e cantam com satisfação, e, mesmo com empolgação. Os resultados sempre foram os melhores possíveis. Por vezes quem não se ajusta a outras atividades se encontra realizada/o com a música. A qualidade musical é a liberdade criadora, o que vem de dentro como processo expressivo é que conta. E conta como valor de pesquisa e saber científico.

 
 
Mão de  Teresinha que coordena esta atividade com outros colaboradores voluntários, selecionando e organizando o que for necessário. 

Nenhum comentário: