Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mario Novello e Nise da Silveira - encontro


Visita do físico Mario Novello à Casa das Palmeiras e à Nise da Silveira no Grupo de Estudos C. G. Jung - Rua Marques de Abrantes - tradicional quarta-feira. Palavras no caderno de presença.

                                                          Rio de janeiro, 28 abril 1998.
Grupo foi aberto neste dia com uma visita e curta exposição do físico Mário Novello sobre a questão do espaço-tempo.

     “Em verdade, fiquei surpreendido pelo funcionamento da Casa das Palmeiras - que eu só conhecia por meio de informações de terceiros. O ambiente que ali me foi exibido foi tão interessante – não só pelo tratamento dado aos ”pacientes”, mas principalmente pelo alto nível demostrado pelos participantes do Seminário - em diversos assuntos. Ademais, a experiência de conhecer esse novo ambiente aqui na – ‘Casa da Nise’ também me foi revelador.
     Creio que este contato entre diferentes ”saberes” (saberes?) não só é por demais estimulante (para cada um de nós) como certamente produz um modo de caminho que aprofunda os contatos de / entre saberes aparentemente tão afastados quanto o conhecimento do tempo (pela visão dos físicos) e o desconhecimento geral do espaço (por todos nós, físicos e psicólogos).
     Ademais, o ambiente relaxado simples, atencioso e de profunda reflexão - que aparece de imediato, para todos que aqui estejam - serve a um só objetivo: unir nosso saber em nome de um conhecimento vivo e não dogmático. É tudo que podemos esperar dessa união".                                                                                           
                                                                          Mario Novello
                                                   ___________________________

Nenhum comentário: