Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Hino à Casa das Palmeiras


                 Hino à Casa das Palmeiras

Autoria de: José Bastos e Eneida de Paiva

São as flores e mais Flores renascendo
Que perfumam a Casa das Palmeiras
Onde nascem com vida e alegria
E a ciência é uma oração profunda
Salve, salve a Casa das Palmeiras
Onde os anos se passam com amor
Como o rio que corre para o mar
Nossos corações buscam só amar, só amar.
_________

Atividade música/musicoterapia na Casa das Palmeiras 
          Todos gostam de ouvir música, direta ou indiretamente mergulham em sua sonoridade; ritmo e melodia. A música como processo terapêutico ocupacional foi um dos primeiros trabalhos cultivados na Casa das Palmeiras, por orientação de Nise da Silveira. Ouvia-se música popular, regional e clássica. Ouvindo música se trabalhava, ocasionalmente, nos ateliês de desenho e pintura. O efeito da música sobre o emocional é bastante conhecido. Atualmente, dois dias na semana estão dedicados especialmente à expressão musical.
         Aqui, hoje, abordaremos a atividade de Musicoterapia, que ocorre nas sextas-feiras, às 15h30, como possibilidade de se vivenciar experiência de catarse ou mesmo de criação. Pessoas que em outras atividades não conseguiam colocar imagens alem do caos, nos improvisos musicoterápicos criam nuances rítmicos e trilhas sonoras de alta qualidade.
        O trabalho de musicoterapia na Casa das Palmeiras é desenvolvido no salão principal da casa. O coordenador desta atividade das sextas-feiras é o musicoterapeuta Durval da Costa. Ele organiza, com a participação de todos, uma roda com cadeiras, com mesas no meio, onde são colocados instrumentos; violão, flauta, pandeiro e outros variados de percussão. Sobre a mesa folhas com músicas e partituras, revistas e livros musicais, de diversos autores, que são utilizados na atividade, de música livre, onde cada um escolhe o que quer cantar, sem se preocupar com harmonia, afinação ou qualquer outra coisa.
            O trabalho de musicoterapia tem sido desenvolvido em quatro etapas:
         - No primeiro momento é trabalhado um tema, por exemplo: dia das mães, dia do folclore, dia da árvore..., com o tema é trabalhado música, interação social, e o conhecimento do tema, se for o caso.     
        - No segundo momento é trabalhada a música de cada um. No decorrer da nossa vida a música sempre esteve presente, e num determinado momento uma delas nos toca profundamente, e é essa música que é trabalhada.
           - No terceiro momento ensaio de músicas que irão ser apresentadas em eventos festivos da casa.
         - No quarto momento música livre, é o momento que os clientes mais gostam porque cantam aquilo que está no coração.
       A musicoterapia da Casa das Palmeiras não tem nenhuma preocupação com passar técnica musical. Mas sim dar melhor qualidade de vida aos clientes. O processo é espontâneo, estimula a criatividade.
        Durval, pessoa dedicada e pontual, com sensibilidade se empenhou em reencontrar o Hino da Casa. Entusiasmado, solicitou clientes a colaborarem nessa busca até que acharam o Hino guardado entre partituras. Com isto se tem trabalhado, em conjunto, na musicalidade necessária do mesmo. 
         P.S. Frequentam a atividade de musicoterapia cerca de 15 a 17 pessoas - clientes e estagiários.
______________
         Durval colaborou neste texto do Blog onde pontuou sobre sua atividade como musicoterapeuta na Casa das Palmeiras. 
       A Casa tem um piano onde livremente clientes tocam, mesmo com a intenção apenas de se ocupar com a sonoridade, exercícios leves. Eventualmente, audição.
      Para a alegria dos objetivos da Casa das Palmeiras, a terapêutica ocupacional tem sido, desde sempre, a alma de seus clientes, em contínua criatividade espontânea e afeto compartilhado. 
   
_____________

Nenhum comentário: