Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atividade Círculo Filosófico - 2012


           O Círculo Filosófico é uma das atividades de grupo da Casa das Palmeiras. É realizado na grande varanda de Modelagem, nas segundas, segundas-feiras de cada mês, depois do lanche, com intuito de aproximar clientes com dificuldade de participar de propostas realizadas em comum. Tendo como objetivo, essencial, a reflexão sobre assuntos da vida cotidiana ou das ideias em geral, as mais profundas. Oportunidade de organização do pensamento.
          Democraticamente cada um tem a sua vez de fala, reflexão; clientes e estagiários/as, assim como colaboradores. Todos se pronunciam de alguma forma, com ordem e atenção, sobre o assunto escolhido como tema. São aproximadamente seis, oito ou  mais clientes, e toda a equipe do dia.
          O próprio grupo, por vezes, escolhe o assunto a ser abordado. Geralmente é proposto pelo coordenador visando necessidades a serem trabalhadas, desenvolvidas, no campo do pensamento e das emoções. Por exemplo, como tema, refletir sobre a palavra silêncio (a primeira que abordamos), Vida, Alegria, Amizade, Flores, Animais, Corpo, Cotidiano: da manhã à noite, Alimentação, Passeio, Música. Assuntos que possam oferecer estímulos às reflexões tendo como base a realidade, concreta ou abstrata, com harmonia e coerência.
          Trabalhamos neste ano de 2012 em assuntos referentes ao próprio dia a dia – ao acordar, o que se faz, pela manhã, almoço, lanche e à noite. Observação de si mesmo. Como é o café da manhã? O que mais gosta de almoçar? E à noite como usa o tempo? Fins de semana o que costuma fazer? Como é o dia de cada um? As respostas são repletas de informações e troca de ideias calorosas com humor, alegria e espanto, dependendo das falas, geralmente tomadas de emoção e curiosidades.
          O simples fato de se reunir para conversar, com certa ordem, tempo para cada um, tem-se os melhores resultados como objetivo do exercício de convívio afetivo e partilha.
          Não se trata de uma roda de falações eventuais onde cada um fala o que bem quer desordenadamente. Fala-se o que se deseja, sim, mas no fio condutor do assunto escolhido no dia. Importante manter certa coerência; o fio do assunto a ser refletido, procurando manter organização intelectual do início ao fim. Cuidados para não haver dispersões. A concentração e a plena atenção ao assunto a ser refletido são essenciais, importantes, para os melhores resultados terapêuticos; organização do pensamento e satisfação anímica. Atividade muito apreciada pela silenciosa conversa informal em harmonia com as ideais. Atividade onde os mais calados, silenciosos, introvertidos, ouvem e opinam, espontaneamente, demonstrando prazer pelo olhar e discreto sorriso.      
 Ateliê de Modelagem - varanda,
onde a Atividade Círculo Filosófico acontece uma vez por mês.             

2 comentários:

Anônimo disse...

É possível visitar a casa e conhecer mais sobre os métodos usados?
É possível participar/assistir uma atividade como esta do círculo filosófico?
Cristiana Martins

Casa das Palmeiras disse...

Cristiana, É possível visitar a Casa. Venha nos conhecer em fevereir, depois das em férias.Conversaremos indicando os métodos, de Nise da Silveira, usados na Casa.
End. e tel. no Blog