Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Modelagem / Argila










Produções em argila, 2011 e 2012

As pontas dos dedos são terminais nervosos; engendram criações. Usar as mãos no barro é permitir revelar potencialidades criativas que emergem do nosso interior, por vezes, o mais profundo. O simples amassar a argila, estar em contato com a terra mãe, é por si mesmo vivenciar o que é saudável.
Ativando a imaginação as imagens brotam da argila por milagre; “o invisível torna-se visível”.
A Casa das Palmeiras, seguindo os sábios métodos deixados por Nise da Silveira, sempre deu singular importância ao processo da Emoção de Lidar através da modelagem com argila.
Terapêutica Ocupacional, isto é, terapia através de alguma atividade expressiva, no caso trabalhar com o barro, é vivenciar uma função essencialmente prazerosa. Lidando com esta atividade expressiva estamos interagindo, naturalmente, na aproximação de opostos; mundo externo e interno, consciente e inconsciente em busca da totalidade criadora. Contemplar a obra realizada é prazer para os olhos e o coração sensível.
Procurar o fio do significado simbólico na sequência das imagens é riqueza para os estudiosos da natureza arqueológica da psique.
_____

Nenhum comentário: