Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Estudos das Imagens –




O Grupo de Estudos C. G. Jung permanece ativo, alocado na Casa das Palmeiras, onde se reúnem pessoas de várias áreas do saber, de 15 em 15 dias, às quartas-feiras, das 19 às 20h30, com o propósito de estudos das obras de Jung e Nise da Silveira.
Dia 7 de dezembro, depois da leitura da obra de Nise, O Mundo das Imagens, pág. 86 a 88, com um breve tempo para esclarecimentos e trocas de idéias, foi apresentada mostra de uma série de desenhos geométricos de um dos clientes da Casa das Palmeiras. C
olocados sobre a extensão da grande mesa trabalhos realizados de 2006 a 2011. Foram expostos por sequência de datas, em série, para a melhor observação e compreensão do processo criativo; acompanhamento da produção, passo a passo das imagens; circulares, quadrados, triângulos, losangos. Formas circulares entrelaçadas, realizadas com movimento centrífugo, afastando-se do centro. Desenhos com a predominância das cores azuis e vermelhas mais escuras. São realizações traçadas em horizontais, verticais, paralelas, quadriláteras e diagonais cortadas entre os retângulos.
Produção realizada em ambiente de concentração, no Ateliê de atividades plásticas, quando é possível dar vazão às formas que emergem do inconsciente. Emoções expressas pelos movimentos das mãos e tensões faciais. Figuras planas desenhadas em folhas brancas em tamanhos diferenciados - papeis de 40 x 20 cm ou A4.
Terminada a mostra das imagens de T., e estando todos, presentes, sensibilizados e atentos diante das produções, incluindo o próprio criador, houve uma breve exposição teórica do significado simbólico das Imagens Geométricas, seguida da mostra da produção fotográfica do mesmo autor.
Para fechar recorreu-se a leitura sobre a Abstração e geometrismo - texto de Nise da Silveira em suas obras: Imagens do inconsciente / Ed Alhambra, 1981 e Os enumeráveis estados do ser, 1987.

Fotografia
Uma série fotografias realizadas pelo mesmo autor, foram expostas ao longo da parede da sala. Outro espanto para estudiosos das imagens que emergem das profundezas do inconsciente.
Escolha de figuras geométricas no próprio ambiente escolhido para realizar o trabalho. Circularidade do movimento do corpo do autor no espaço. Organização fotográfica, em série, dando forma geométrica pela sequência das imagens, no instante da criação.
São 24 fotos, 10 x 15 cm cada - ao todo 3.95 cm na sua extensão.

A Casa das Palmeiras é um pequeno território livre de criatividade, emoção de lidar, pesquisa e ciência.

******************************

Nenhum comentário: