Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 27 de agosto de 2011

A Esquizofrenia - Edgar Tavares

Pintura
Modelagem

Tapeçaria - Costura

Música

______________________________

Edgar Tavares - Médico Psiquiatra da Casa das Palmeiras - 2/10/2010


A Esquizofrenia
Um estudo de Eugen Bleuler, Carl Gustav Jung e Nise da Silveira
No início do século XX, o suíço Eugen Bleuler escrevia seu volumoso trabalho Demência Precoce ou O Grupo das Esquizofrenias. Foi o mesmo Bleuler que denominou Esquizofrenia, palavra com raiz grega, que significa mente dividida (psique cindida) e que procurou dar um fundamento psicológico à psiquiatria, da mesma forma que a medicina clínica procurava fundamentá-la na fisiologia.
A esquizofrenia é uma doença, geralmente, Crônica, sendo a dissociação e a problemática afetiva os sintomas principais, embora muitas vezes em ambiente acolhedor que estimule a criatividade esses sintomas melhorem muito, evitando-se assim novas internações, principal objetivo da Casa das Palmeiras. O próprio Bleuler reconheceu que o termo demência nunca foi tão inadequadamente utilizada como na Esquizofrenia, no sentido de decadência da inteligência, afetividade e criatividade. Doentes que passaram anos internados em hospitais psiquiátricos permanecem com a criatividade e a afetividade, muitas vezes, vivíssimas.
Jung introduziu na psiquiatria as idéias de Freud referentes à interpretação dos sonhos, atos falhos e sintomas neuróticos. Aplicou-as à decifração dos desconexos delírios dos esquizofrênicos. “O método de Freud da análise e da interpretação dos sonhos trouxe-me grande luz para compreender as formas de expressão esquizofrênica”.
Num lugar como a Casa das Palmeiras é possível estudar as imagens dos esquizofrênicos e assim compreender melhor o mundo interno desses doentes com o pré-verbal, a pré-palavra. Podemos assim praticar a psicoterapia em psicóticos, observando-os na modelagem, pintura, desenho, colagem, jardinagem, tapeçaria, costura, música e tantas outras atividades expressivas. Podemos assim pesquisar psicoterapias que não sejam apenas as do consultório e do neurótico.
Freud via que pintar ou desenhar era útil para compreender o mundo interno, mas não como tratamento. Jung via que a criatividade era também terapêutica.
Para quem deseja estudar a esquizofrenia e o inconsciente recomendo que leiam dois livros básicos: Imagens do Inconsciente e O Mundo das Imagens de Nise da Silveira aí estão magistralmente sintetizados os estudos de Bleuler e Jung sobre a esquizofrenia, e mais ainda: a contribuição original de Nise da Silveira para a compreensão dessa doença tão complexa.

Nenhum comentário: