Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 22 de janeiro de 2011

QUATERNIO nº 8

Homenagem Nise da Silveira
Capa - Foto - Arquivo Manchete, 1966 -RJ.
****
Quaternio é o nome que o grupo brasileiro de estudos da psicologia de C.G. Jung escolheu para a sua revista. Sem dúvida este nome convém a uma publicação que se propões difundir o pensamento junguiano. Se o núcleo profundo de toda teoria científica ou concepção filosófica está contido num arquétipo de raízes imemoriais, a psicologia de C. G. Jung não foge a esta regra: ela repousa sobre o arquétipo da quaternidade.”
Assim é a abertura da revista do Grupo Brasileiro de Estudos da Psicologia de C. G. Jung - Nº 1. A primeira publicação, toda ela artesanal, data de 1965, Rio de Janeiro. Este era o nome do grupo estudos que, posteriormente, passou a ser denominado Grupo de Estudos C. G. Jung.
O Grupo de Estudos permanece atuante até o momento presente. Por dificuldades operacionais não foram possíveis outras publicações desde o nº 8 -

Homenagem Nise da Silveira.

O Grupo de Estudos C. G. Jung está alocado na Casa das Palmeiras (por orientação de Nise da Silveira) A venda é do Grupo de Estudos:

Quaternio nº 8 – 2001, RJ - 224 págs. >>>> R$ 30,00.

Informações: tel. (21) 2266-6465 / (21) 2242-9341.

Sumário /
Editorial - sinopse
A revista tem como proposta a divulgação do conhecimento da obra de Nise da Silveira.
O nº 8 contribui para o registro da memória da estruturação de um processo terapêutico que revolucionou o mundo psiquiátrico no século XX.
O Quaternio nº 8 prestando este tributo à Dra. Nise Magalhães da Silveira, homenageiam-se igualmente os homens e mulheres que, partilhando as mesmas convicções, em diferentes momentos desta caminhada, deram-se em afeto, dedicação, trabalho, arte e emoção, num mergulho sofrido cujo encantamento só emerge, através da emoção de seus clientes, no mundo das imagens do inconsciente.

I - A Obra Científica / Publicações Comentadas.
II - Memorial

(68 artigos de colaboradores e amigos/as de Nise da Silveira /depoimentos).
III - Informes biográficos
IV - Informes bibliográficos.
____
Organizadores -
Franklin Chang
Luciana Ramos
Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros
Marcia Leitão
Martha Pires Ferreira
Vicente de Paulo Costa Saldanha

_______________________________

Nenhum comentário: