Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Festa de Natal ~ Feliz Natal !

Estrela R. V. 13/12/2010 Árvore de Natal realizaçào dos clientes / ajuda de colaboradores

Porta de entrada da Casa das Palmeiras
- desenho de C. e laços/enfeites: estagiárias com clientes.



Dia 17 / 12 / 2010, tivemos a comemoração da Festa de Natal na Casa das Palmeiras com a presença de muitos clientes, seus familiares, toda a equipe da Casa e amigos. Mais uma festa alegre e bonita.
Dr. Edgar Tavares, abriu a Festa com palavras de agradecimento a todos que colaboraram durante todo o ano de 2010 na Casa e falou sobre Dra. Nise da Silveira; seu método de Terapia Ocupacional com Emoção de Lidar através das várias áreas, com atividades criativas. Lembrando que a Casa foi fundada em 23 de dezembro de 1956.
Convidou um cliente para colocar o Menino Jesus na manjedoura, no Presépio, feito pelos clientes com o apoio de uma colaboradora.
Performance/leitura sobre o simbolismo do Natal; o significado do nascimento do Menino Jesus pela coordenadora de atividades plásticas.
Em seguida foram lidas poesias e apresentação de canto pelos clientes com parcerias dos colaboradores. Gabriel, coordenador de psicologia, disse algumas palavras sobre o estágio na Casa e alusões ao próximo ano de 2011.
Agradecimentos foram feitos a todos os clientes que em conjunto criaram a Árvore de Natal, aos estagiários/as que ajudaram nos enfeites junto com os clientes. Toda a criação se visou à originalidade, sendo executada a partir dos clientes com a ajuda de estagiários/as, estimulando-os sempre que necessário.
Toda a produção criadora na Casa das Palmeiras segue os métodos deixados por Nise da Silveira, isto é, realizações a partir do inconsciente – de dentro surgem as expressões espontâneas.

Um intervalo com sucos e refrigerantes e salgadinhos.


Momento pontual foi o pronunciamento de De Paula, pai de um dos clientes, mostrando a importância do legado que é a obra de Dra. Nise para todos. A Casa das Palmeiras como modelo deixado por Dra. Nise para todo o Brasil. Estimulou, ainda, em se ampliar sócios na Casa das Palmeiras. Terminou com referências a um projeto, em estudo, com os pais dos clientes e amigos, para se ter melhores recursos nos setores estruturais da Casa. Marlene, antiga colaboradora de Nise, e mais uma vez, atualmente ensinando como aprendeu com Nise, colocou a importância dos pais e familiares dos clientes a acompanharem efetivamente, mais próximos, a vida cotidiana da Casa. Insistiu na aproximidade dos familiares com a Casa.

O Teatro, bonita representação dos clientes Reis Magos, levando ouro, incenso e mirra para o Menino Jesus. O nascimento de Jesus anunciado por um anjo e uma estagiária, estrela guia, com a orientação da colaboradora de teatro. Todos viveram sutil emoção com as falas, os presentes dos Reis Magos e as vestes dos personagens.
Em seguida tivemos audição de piano com Sonatas de Mozart pelos pianistas Felícia Wang e Aurélio Rebello. Mais um momento rico em tarde de Festa e confraternização.

Uma ceia preparada por Maria. Bebidas, numa bela mesa, organizada pelas estagiárias com deliciosas iguarias, animava o ambiente acolhedor.

Às 16h45 Papai Noel caminhou entre todos com alegria, ao som do piano com improvisação do single bells cantado por todos, e em seguida foi oferecer lembrancinhas. Cada um que recebia seu presentinho tirava um nome, de uma caixinha, chamava o amigo, e abraçava-o, felicitando-o por Boas Festas, Feliz 2011!
Sobre a orientação da coordenadora de artes aplicadas, encerou-se a Festa da Casa das Palmeiras com o Coral; Feliz Natal e outras canções - estagiários, clientes e convidados cantaram felizes.
...e a Festa se estendeu com dança e conversas intermináveis em afetuosa
alegria.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Um comentário:

Butter disse...

Boa tarde, sou estudante do Curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e participo de um grupo de pesquisa (NEME) da Universidade Federal do Espírito Santo, gostaria de saber se você possui algum e-mail que me possibilite entrar em contato com Felícia Wang, pretendo trazê-lapar aum seminário sobre Esther Scliar, no entanto não encontro nenhum contato dela na rede. Grato pela atenção. Meu e-mail é: diegoncc1701@gmail.com