Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ateliê Livre - 6 de setembro de 2010








Desenhos com técnicas mistas - materiais diversos (21 x 29 cms a 33 x 48cms)
Tarde de experiência única.

Dia 6 de setembro, agora de 2010, véspera do dia 7, feriado da Independência, é natural que houvesse folga para funcionários, colaboradores e estagiários da Casa das Palmeiras. Por iniciativa de Dr. Edgar e Martha, coordenadora de atividades plásticas, foi resolvido abrir a Casa dia 6 para uma tarde criativa - Ateliê Livre, das 14h às 17h. Desta forma quem desejasse ir a Casa criar algo, espontaneamente, a porta estaria aberta; clientes, familiares e amigos em geral foram convidados. Como teve pouca divulgação só compareceram os clientes da Casa e, no fim da tarde, a mãe de uma cliente.
Às 14h quatro clientes já haviam chegado e com Dr. Edgar aguardavam o início das atividades. Na sala, numa grande mesa, foram colocadas folhas de papel de vários tamanhos e gramaturas, lápis cera, de cor e grafite, bastões de pastel seco e oleoso e outros materiais. Os clientes foram chegando aos poucos e sentavam-se iniciando, cada um deles, a sua criação plástica. Onze clientes compareceram ao todo – duas mulheres e nove homens. Cada um concentrado no que fazia foi realizando seu trabalho; seja algo muito elaborado, dois ou três desenhos mais simples ou mesmo sete desenhos de uma única pessoa.
Juntos ajudaram no fazer um cafezinho e servi-lo. No meio da tarde Dr. Edgar comprou pães e queijo e ele mesmo fez sanduiches de queijo e preparou os sucos. Todos ajudaram a servir e a arrumar tudo nos seus lugares.
Dois clientes permaneceram em silêncio toda a tarde, sem produzir, mas se comunicando um pouco por gestos, olhares atentos ou caminhando pela sala, próximos da grande mesa. Nove clientes desenharam muito e terminada a produção todos mostraram aos seus pares os trabalhos que realizaram, e falando um pouco sobre a própria criação. Uma tarde tranqüila -experiência única e prazerosa no Ateliê Livre da Casa das Palmeiras.
______________________

Nenhum comentário: