Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

domingo, 12 de julho de 2009

Atividade Plástica

Desenhos a guache - 48 x 33 cms. PM
___________________________________
Ateliê de Pintura

O ateliê de pintura é um dos setores mais freqüentados da Casa e é onde se faz as atividades de desenho e pintura com tinta guache. A sala é composta de uma grande mesa central, com cadeiras ao redor, onde estão dispostos os papéis de variados tamanhos, lápis de cor, giz de cera, lápis pastel, lápis grafite, canetas esferográficas, borrachas e réguas em diversos formatos. Perto desta mesa ficam um cavalete e uma estante com os materiais da pintura, como as tintas e os pincéis. Um enorme painel ocupa uma das paredes da sala com os trabalhos de todos os clientes que freqüentam ou já freqüentaram o ateliê. Alguns quadros pintados pelos clientes também decoram todo o espaço dando-lhe um clima acolhedor e colorido. Há uma grande janela ao fundo da sala permitindo a iluminação da luz do dia. E ao lado desta sala central há uma pequena saleta com janela e uma mesa para aqueles que gostam de trabalhar mais isoladamente.
Todos os trabalhos realizados no setor podem ser arquivados em pastas individuais; em grandes gavetas (no caso das pinturas grandes) ou expostos no interior da Casa das Palmeiras.
Os ateliês individuais funcionam de 13h às 15h30. Os de pintura em média freqüentam entre cinco a dez clientes. A maior parte dos clientes trabalham regularmente neste setor. Alguns deles costumam realizar grande quantidade de trabalhos com temas repetitivos. Outros se entregam na produção criativa e se concentram durante todo o tempo fazendo poucos trabalhos por dia.
A pintura é feita de forma livre sem a preocupação das técnicas estéticas. O grande foco desta atividade é a livre expressão das imagens surgidas do inconsciente que são reveladoras dos conflitos enfrentados pelo indivíduo. É no constante embate da escolha das cores, dos papéis e dos pincéis que o indivíduo pode expressar suas emoções que muitas vezes escapam ao domínio da linguagem verbal.
O silêncio no ateliê ajuda os clientes a entrarem mais em contato consigo mesmo para se concentrarem e mergulharem na atividade.
Através da fluidez das tintas na pintura é possível canalizar tensões e sentimentos; misturando e brincando com as cores, fazendo traços fortes, rabiscos. Experimentando as diversas formas figurativas ou abstratas.
Alguém responsável está sempre presente e atento aos processos que acontecem no ateliê sem, no entanto, direcionar os trabalhos. Colaborador ou estagiária responsável deixa o setor organizado, lava os pincéis, anota e arquiva os trabalhos realizados.
A função terapêutica da pintura é deixar os clientes se expressar com liberdade. É deixar fluir o mais naturalmente possível longe das amarras da repressão e do raciocínio lógico. Deixar emergir do inconsciente as imagens, símbolos, sensações e sentimentos antes inacessíveis. Tarefa essa que não é nada fácil e tem que ser construída e reconstruída a cada dia, num longo processo, numa grande batalha repleta de desafios e inúmeras surpresas.

Luciana Manhães - Estagiária de Psicologia.
____________________________


Um comentário:

há palavra disse...

"Meus amigos, cuidado com as horas em que vosso espírito quer falar em símbolos: é aí que está a origem da vossa virtude." [F. Nietzsche]

.

Parabéns pelo trabalho!