Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Feliz Páscoa!

A Casa das Palmeiras deseja uma Feliz Páscoa para todos!

A Páscoa é uma importante festa para os judeus e para os cristãos. Ela é celebração para estas duas representações religiosas. Para os judeus é a passagem da escravidão no Egito para a terra da promissão, a passagem pelo Mar Vermelho - um povo que se organizou. Moisés foi o organizador do povo, o libertador e legislador, a figura de referência.
Moisés nasceu cerca de 1250 anos antes de nossa era, ele conduziu o povo de Deus.
Os judeus celebram todos os anos a festa da Páscoa, que acontece na Lua cheia, 40 dias depois do carnaval e os cristãos festejam a Páscoa quase junta, e que ocorre no 1º domingo depois da Lua cheia.
Para os cristãos a Páscoa, também, simboliza uma passagem. Jesus de Nazaré representa a figura central. A Páscoa cristã celebra a passagem da morte de Jesus Cristo para a vida, de sua paixão para a ressurreição, do velho Adão para novo Adão, deste mundo de dificuldades e dores para o novo mundo de solidariedade, saúde e fraternidade no amor em Deus.
A páscoa judaico-cristã oferece aos que se afligem e se interrogam reflexões sobre o sentido da existência. A Páscoa é o símbolo da Vida - Vida em alegria para todos.
Os ovos são símbolos de esperança - fonte da vida.
O coelhinho representa a fertilidade em contínua renovação.
A luz do Ciro pascal simboliza a luz que espanta a escuridão e traz a felicidade, a alegria eterna.
E cada um de nós faz a sua passagem do isolamento e egoismo para a partilha solidária e generosa.
********************************

2 comentários:

Óia a onça! disse...

Boa tarde. Trabalho para uma revista de psicologia de SP e gostaria de publicar uma pintura do artista Darcílio Lima que pertence ao acervo da Casa das Palmeiras. Como faço para entrar em contato? Meu e-mail é: thaisilima@gmail.com

Casa das Palmeiras disse...

Thaisi,
Estamos providenciando o seu predido.
Não encontramos na Casa o desenho que você nos indicou/está desaparecido.
Coordenação