Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 14 de junho de 2008

Texto inédito de Nise da Silveira

Na Casa das Palmeiras entre papeis do Club Cultural, 1969, temos arquivado um belíssimo manuscrito de Nise da Silveira, amarelado com as marcas do tempo. Presenteamos este relato ao público que acompanha nossa página na internet.

“Começarei contando a vocês um sonho de Fernando, homem que está internado há muito anos no hospital de Engenho de Dentro.
Eis o sonho: Ele pula um muro e, do outro lado, encontra a rainha da Boemia, que lhe dá sapiencia. Aquela
imagem era a imagem do mundo todo - o mundo das imagens. Mudei para o mundo das imagens. Mudei a alma para outra coisa. As imagens tomam a alma da pessoa.
Pulou o muro e caiu noutra região da psique, na profunda esfera onde habitam as rainhas míticas, as mães, as deusas. Era o mundo das imagens. Mudou-se para lá.
Minha formação, como acontece a todo mundo que cursa universidades, fez-se na área do pensamento discursivo, da linguagem falada e escrita. Sobre as imagens eu não sabia quase nada. E agora lidava com pessoas que habitavam o mundo das imagens. Se quisesse comunicar-me com elas, se desejasse vislumbrar um pouco, ao menos, do que passava no íntimo daqueles seres atormentados, eu teria de iniciar-me humildemente no aprendizado de uma linguagem nova para mim, Uma linguagem muito difícil, pois as imagens me parecem ainda hoje cada vez mais complexas, misteriosas, inesgotáveis.
Vou falar a vocês desse aprendizado, as minhas dificuldades nos primeiros anos de meu trabalho e da ajuda que encontrei nos escritos dos mestres de teoria da arte.”

[Aqui termina o manuscrito. Sabemos pela rica biblioteca de Nise da Silveira o quanto ela pesquisou os mestres, estudiosos, das Artes Plásticas, a fim de compreender melhor o mundo das imagens que emergiam do inconsciente dos clientes que ela cuidava no Museu de Imagens do Inconsciente].

Um comentário:

JéhS. disse...

sou uma adimiradora do s trabalhos de nise da silveira .
adorei ler esses textos dela ,foi mitissimo interesante para mim.