Casa das Palmeiras
CNPJ 33808486/0001-48
Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.
Tel. (55) (21)2266-6465
(Funciona em regime aberto - de 2ª f. à 6ª f. das 13h às 17h30)
casadaspalmeiras.nise@gmail.com
Vídeo - aqui no Blog: Nise da Silveira - entrevista - dia 26 fevereiro 2012. Do mundo Caralâmpia à Emoção de Lidar
A Casa se sustenta de doações, mãos generosas. Somos gratos.

Banco Itaú Agência 9161 Nº 09906-5
______________________________________________

domingo, 4 de maio de 2008

Pensamentos de Nise da Silveira


Notas arquivadas/1968 - 1999 / Grupos de Estudo C.G.Jung

“Fui guiada pela intuição.”

“O inconsciente é um imenso oceano, por vezes emergem umas imagens."
"A psique humana é um fenômeno fantástico. A capacidade criadora é extraordinária.”
“Aprendi mais com a literatura do que com os trados de psiquiatria. Um conto de Machado de Assis, Missa do Galo, exprime com mais clareza e sutileza as coisas do que um psiquiatra. Aprende-se mais com Machado de Assis sobre a natureza humana do que em livros de psicologia.”

“A pintura é um trabalho importante para o esquizofrênico. Através da pintura, com a presença do afeto catalisador, ele vai se encontrando com o mundo externo. O afeto sempre ajuda o indivíduo que está perdido, e vivendo num mundo interno fragmentado.”

“Convivendo com os esquizofrênicos eu vi através da produção criativa que se revelam das profundezas do inconsciente que não existe a decadência e a deterioração descritas nas obras de psiquiatria.”

“Sempre me dirigi aos doentes pelo nome, jamais os chamo de pacientes. Eu os trato como seres humanos, pessoas. A palavra paciente me irrita muito.”

“Esquizofrenia tem outro nome, os diferentes estados do ser.”

“Para Jung vários métodos. Para cada cabeça um chapéu e não o mesmo para todas as cabeças. O que vale para um tipo psicológico, não vale para outro tipo psicológico. Muita flexibilidade para não se seguir uma trilha única. Tudo depende de cada caso, cada pessoas, não há receita única.”

“Não dissipe as imagens oníricas. O analista corre atrás do cervo, mas não o mata, tem que pegá-lo vivo, estudá-lo vivo. Tem que pegar a imagem viva e não estripá-la.”

“Jamais quis definir o que é loucura. Compre em escafandro e mergulhe junto como esquizofrênico. Ver o lado saudável do doente. O núcleo é saudável.”

“O fogo não é nada, inferno é o congelamento. Não confundir congelamento com indiferença, o congelamento, a petrificação é sofrimento. Um bom observador, com bom disconfiômetro observa os olhos vivos do ser petrificado.”

“A psicologia de Jung está mil anos à frente do nosso tempo. Jung já afirmava desde o início do século que matéria e energia é uma só coisa.”

“Para Freud as imagens plásticas são meras projeções do inconsciente, estão lá. Para Jung é bem mais que simples projeções do inconsciente. O fato de desenhar, pintar, esculpir, modelar, já é por si mesmo terapêutico.”

“O estudo das imagens é acompanhar nesta viagem das imagens. Picasso pintou Gernica, o militarismo alemão, acompanhado do sofrimento violento. Ninguém faz nada sozinho.”

“Eu sou do mundo das imagens".

Nenhum comentário: