Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

V Que é a Casa das Palmeiras

(continuação do texto de Nise da Silveira - Módulo V - Casa das Palmeiras - Emoção de Lidar - 1986)
Atividades Expressivas - mundo interno
É através dessas atividades que se pode conseguir maior penetração no mundo íntimo do psicótico. Assim, atribuímos especial importância às atividades expressivas individuais – pintura, xilogravura, modelagem, arranjo floral. Essas atividades permitem a expressão de vivências muitas vezes não verbalizáveis, fora do alcance das elaborações da razão e do pensamento. No conceito de Frieda Fromm Reichmann, a oportunidade que o indivíduo teve, quando doente, de descobrir as atividades expressivas e criadoras, de ordinários tão pouco acessíveis à maioria, poderá abrir-lhes novas perspectivas de aceitação social através da expressão artística ou simplesmente (o que será muito), muni-lo de um meio ao qual poderá recorrer sozinho para manter seu equilíbrio psíquico. (Remarks on the philosophy of mental disorder).
Estas afirmações não significam que deixem de ser praticadas na Casa das Palmeiras atividades de caráter mais pragmático, tais como tecelagem, marcenaria, etc., ou atividades de grupo, do tipo de jogos recreativos, festas, passeios, conjuntos musicais, grupo cultural, respeitada sempre, em todas estas atividades, as condições de cada cliente para maior ou menor relacionamento interpessoal.
A equipe da Casa das Palmeiras está sempre atenta para ler sem impertinência, ou melhor, apreender, o que transparece na face, mãos, gestos do cliente. Essa observação, seja nas atividades individuais ou de grupo, nos parece indispensável para que o cliente seja conhecido em maior profundeza e torne-se possível uma abordagem terapêutica mais segura. A emoção de lidar favorece mil oportunidades para essas observações.
(continuação do texto de Nise na próxima edição - o negrito é nosso)

Nenhum comentário: