Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 26 de setembro de 2009

Xilogravura

Nosso Ateliê de Xilogravura, para ser reativado em sua magnitude, necessita de um profissional habilitado. Por razões de falta de recursos para pagarmos um profissional com experiência estamos apenas trabalhando no campo de arquivo e pesquisa. Um artista voluntário, por umas horas da tarde, nos será grande dádiva! Contatos: Tel. 2266-6465.

ATELIÊ DE XILOGRAVURA

A atividade de Xilogravura é uma das mais tradicionais como possibilidade terapêutica ocupacional na Casa das Palmeiras - uma das jóias do método criativo na terapêutica ocupacional para Nise da Silveira.
O ateliê fica localizado no 2º andar da Casa das Palmeiras numa ampla sala aberta, com muitas estantes onde estão guardadas as matrizes de madeira com o nome de cada cliente. Numa grande mesa estão colocadas as madeiras, cortadas em pequenos tamanhos, para serem talhadas com vários tipos de goivas à disposição. Cadeiras estão em torno da mesa. Lápis grafites ficam à disposição para desenharem antes de trabalharem na madeira.
Numa sala ao lado estão arquivadas cópias em papel, com tintas de várias cores - todas guardadas em pastas. As gravuras são, quando necessário, objeto de pesquisa e estudo nas supervisões semanais. E estão à disposição para qualquer pessoas quem venha à Casa fazer pesquisas de campo.
As imagens quando impressas, em papeis especiais, surgem em dimensões que se possibilita ver onde a madeira foi talhada em sua profundidade.
Este ateliê necessita de um artista xilogravador, técnico especializado. A escolha das madeiras e o trabalho com as goivas, mais o uso das tintas no preparo para tirar as cópias requer experiência e técnica especial muito delicada por parte do xilogravador - mestre neste oficio.
Nas segundas e quartas-feiras deram-se oportunidades de se trabalhar por algum tempo cuidando do rico acervo da Casa. Poucos clientes tiveram oportunidade de trabalharem neste ateliê e sentiram-se contentes mantendo-se ali concentrados e cuidadosos na execução desta atividade. Demonstraram tensões na expressão do rosto e satisfação em manusear as goivas ao fincá-las na madeira, observando sempre os cortes com toda a atenção. Esta atividade requer cuidados em particulares de monitores auxiliares para não se ter cortes nas mãos.
Cuidar das madeiras e organizar as matrizes nas estantes é darmos importância a este ateliê, é dar oportunidade de se conviver com a textura do material quente e sólido que é a madeira. Desenhar e talhar é um processo que acontece naturalmente.
Neste este ateliê de Xilogravura já colaboraram, trabalharam e circularam grandes xilogravadores brasileiros, honrados em dar seu precioso tempo na continuidade da obra de Nise da Silveira.

Nenhum comentário: