Rua Sorocaba 800, CEP 22271-100, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

É Natal ! _ Casa das Palmeiras - 2022

 


Dia 16, sexta-feira, a bela Festa de Natal! __ este ano 66º aniversário da Casa das Palmeiras. Confraternização!  _  apresentação, música, auto de Natal, poesia, lanche saboroso, bolo! jornal, O Arauto. 

Auto de Natal !!!


Importante, no festejo, foi a abertura com a reinauguração da Biblioteca Dra. Alice Marques dos Santos.


A biblioteca da Casa das Palmeiras é pequena, porém, preciosa _ ela está organizadíssima _ um primor, graças aos colaboradores voluntários.  Localizada no segundo andar da casa; os livros dispostos em estantes e mesa com cadeiras à disposição para ler, refletir ou escrever. Um grande armário _ arquivo. Duas janelas arejando o pequeno espaço proporcionam agradável local para estudo.


          A biblioteca consta de obras de Psicologia Analítica de C. G. Jung - cerca de vinte e quatro livros de Jung em português e língua estrangeira - e toda obra de Nise da Silveira. Medicina - psiquiatria, Psicologia geral de vários autores, obras de psicanálise de Freud e seus contemporâneos.

          Outras correntes de pensamento podem ser encontradas; livros de Poesia, Filosofia, Artes Plásticas, Mitologia, Contos de Fada e História da Civilização. Religião e Literatura: brasileira, portuguesa, língua francesa, espanhola e inglesa.

Mara, administradora, coordenou a equipe com a bibliotecária.

          O simples fato de se visitar a Biblioteca é um momento saudável e de realização pessoal. Manusear, observar, ler os títulos e cuidar dos livros é em si um prazer. Exercício importante a ser estimulado – estudos e pesquisa. “Ler, manusear ou mesmo contemplar as imagens é saudável, é um bom remédio” na concepção da fundadora da Casa - Nise da Silveira.

Viva Nise da Silveira! Viva Dra. Alice Marques! Viva todos que colaboraram-organização desta maravilhosa biblioteca! Feliz Natal!

  Viva este oásis que é a Casa das Palmeiras _ 2022 / 2023!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: