segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Agradecimentos a todos 2014-2015

CASA DAS PALMEIRAS
          A equipe da Casa das Palmeiras, clientes, coordenadores e  Dra. Nise da Silveira (in memoria) agradecem a todos que  contribuíram com generosa colaboração, de muitas maneiras, que nos permitiu manter abertas as portas dessa instituição histórica, única, e, que se mantém a tantos anos viva; acolhedora e criativa.
            Desejamos Feliz Ano Novo 2015!


Rua Sorocaba, 800 – Botafogo. RJ – 
CEP 22.271-110 Tel. (21) 2266-6465
[estamos de férias, retornamos fins de janeiro]

Presidente: 
Sonia Andrade Barros (Psicóloga) 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
      Com dignidade terminamos mais um ano com alegria, festa natalina e afetuosidade, e, todos os pesados encargos solucionados. 
Ano Novo 2015,
           Vida sempre nova!

Como dizia a sábia NISE - mesa de trabalho MII:

"Todos os problemas resolvidos hoje,
não estão resolvidos amanhã.
Recomeçar tudo a cada dia"
     ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Uma explanação sobre Baruch Spinoza


        Ontem, dia 23 de dezembro de 2014, o Grupo de Estudos C. G. Jung comemorou os 58 anos da fundação da Casa das Palmeiras com um lanche fraterno, e, concluindo o término do ano - leitura do livro de Nise da Silveira – Cartas a Spinoza.
        Tivemos o prazer da palestra:
Breve explanação; vida, obra e pensamento de Baruch Spinoza. Proferida por Pablo Pires Ferreira, Mestre em Filosofia /UFRJ.
        Foram 50’ de agradável e profunda viagem no universo filosófico desse homem de surpreendente beleza do séc. XVII, com seu sistema totalizante, que tudo abarca. Pontuações que remetem a contemporaneidade.

Spinoza (Amsterdam -1632-1677).

 Momentos da palestra sobre a visão original de Spinoza.
_________________________

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

EIXO de Cultura na Casa das Palmeiras


O Grupo de Estudos C. G. Jung promove:

Dia 23 /dezembro/2014 - terça-feira
/das 17h30 às 20h30 –
Encontro fraterno / queijos, torradinhas e sucos.
Felizes 58 anos da fundação 
da Casa das Palmeiras.
Rua Sorocaba, 800 - Botafogo

Leremos a VII Carta a Spinoza de Nise da Silveira às 19h.
Conversa informal de um Mestre sobre Spinoza.
Amigas/os, estão convidados, alegria! 




Mãos de Marlene Hori cuidando do Jardim, 2010. 
Para Nise cuidar do jardim era função terapêutica e cultural.
 Nise - Gravura em metal, José Paixão s/d.
EIXO de Cultura na Casa das Palmeiras
________________________

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL, FELIZ ANO NOVO, 2015 !

Mensagem de Natal 
 Árvore de Natal - Artes aplicadas - Rogério 

Pintura - trabalho coletivo

     Queridos clientes, familiares, colaboradores, estagiários e estagiárias, amigos e amigas, leitores e sócios da Casa das Palmeiras.

       O Natal simboliza o nascimento de Jesus, e o nascimento de cada um de nós para a beleza da Vida, onde todos somos UM corpo - sem diferença de idade, cultura, religião, condição social ou pátria. Aqui somos todos iguais; uma família, seguindo com fidelidade o que Dra. Nise da Silveira sempre afirmou e lavrou em Ata em 1995: “que a Casa das Palmeiras continue progredindo sempre de acordo com sua linha inicial de conduta e filosofia além do seu desejo de perenidade da Casa”.
      Renovando sempre, permanecemos fieis à linha inicial de conduta. No dia 23 de dezembro de 1956 foi a sua Fundação – Casa das Palmeiras, Associação Civil. Comemoramos seus 58 anos de VIDA em plena atividade nos ateliês e espaços de produções criativas. Emoção afetuosa e convívio fraterno.
      O sonho de Nise permanece vivo; a Casa das Palmeiras renascida, como a Ave Fênix das cinzas de 2006, mantém seus valores básicos e essenciais.    Pequeno território livre de imaginação e Emoção de Lidar.
       Hoje, sexta-feira, dia 19 de dezembro de 2014, festejamos com alegria, afeto e beleza o nosso fraterno Natal.
      Presépio de argila com o Menino Jesus expandindo Amor é criação, realização, dos clientes da Casa, assim como todas as figuras em torno da criança que simboliza o renascimento da Vida e a importância da fraternidade solidária. A árvore luminosa e os enfeites coloridos que fizemos, com a ajuda de todos, clientes, colaboradores, estagiários/as são motivos de alegria.
       Em nossa programação apresentações várias; falas e música, poesia e mensagem de Natal, canto coral. Confraternização por um Feliz Natal e por um Feliz Ano Novo de 2015 cheio de esperança!
       Salgados, doces variados e sucos para completar nosso contentamento aqui nesta querida Casa com a presença de todos da |Casa e familiares, amigos e antigos estagiários/as.
       Com gratidão seguimos a cartilha tradicional da grande Mestra Nise no fio das atividades expressivas.
      Aproveitamos para agradecermos, em muito a todos que sempre tem colaborado materialmente para manter este sonho de Nise da Silveira que é a Casa das Palmeiras: um território de criatividade, afetividade, pesquisa e ciência a partir do mundo interno, das várias manifestações do mundo de imagens que emergem do inconsciente.
 Momentos da Festa
 Música - piano 
e Coral
                                      --  Presépio


      A todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo de 2015!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Nise da Silveira - Lançamento de livro

Todos estão convidados
- clicar na imagem para ampliar informações - 
 Dra. Nise homenageando Adelina Gomes
 Museu de Imagens do Inconsciente

Lançamento do livro NISE DA SILVEIRA
Caminhos de uma psiquiatra rebelde
de Luiz Carlos Mello

Dia 17 de dezembro de 2014 - quarta-feira
das 18h às 21h

Centro Cultural Justiça Federal 
Av. Rio Branco 241 - Cinelândia
~~~~~~
Venda: Livraria Leonardo da Vinci
Av. Rio Branco, 185 - subsolo - RJ - R$ 60,00
(21) 2533-2237 - info@leonardodavinci.com.br
Este livro é uma bela viagem 
fotobiográfica em NISE

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Padrinho e Madrinha da Casa das Palmeiras

       
      Seja Padrinho ou Madrinha
                      da Casa das Palmeiras
    
        A Casa das Palmeiras, associação civil, resiste desde sua fundação em 1956. Vive e sobrevive de doações dos clientes/usuários, de poucos sócios, fieis amigos e admiradores de Nise da Silveira.
        Projetos enviados para Instituições governamentais ou particulares, a fim de se obter recursos, não obtiveram respostas. Estamos aguardando. A Instituição precisa se manter. E se mantém “pequeno território livre”.
        Seja mais um Padrinho ou Madrinha da Casa das Palmeiras, por um ano, mensal, com responsabilidade. Ou com uma única doação.
        Sendo doador mensal, depois de um ano com comprovantes de depósitos (o doador) receberá um Pôster/cópia/ de alguma obra realizada nos ateliês de atividades plásticas. Não importa o valor da doação, agradecemos a generosidade.
        Para distinguir de outros depósitos, pedimos, coloquem UM real a mais (Qualquer quantia é bem vinda). 

CASA DAS PALMEIRAS - 
(CNPJ 33.808.486/0001-48)
Banco Itaú
Agência - 9161
Nº da conta 09906-5 


Informações: (21) 2266-6465 (13h30 as 17h/2ª a 6ª feira)
A diretoria agradece e convida a todos conhecer a Casa:
Sonia Maria de Andrade Barros - Presidente
Jean Pierre Hargreaves – Vice-presidente
Maddi Damião Junior – Diretor Técnico.

 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Corte e costura – Toalhas de prato


              No Ateliê de artes aplicadas e tapeçaria, em tempos esporádicos, ativamos a nossa velha e maravilhosa máquina de costura para aprendizados e/ou necessidades reais da Casa. Nesta semana foram feitas toalhas de prato para a cozinha. Lilia, colaboradora, veio em nosso auxílio com sua orientação e mestria. Clientes observavam curiosos o funcionamento da máquina. Estagiária aproveita para aprender este belo ofício do corte e costura. Outras oportunidades serão dadas. Em vários momentos esta atividade é estimulada com prazer.

     Que alegria para nossa querida Maria!
 A Cozinha ganhando toalhas de prato novinhas.


sábado, 22 de novembro de 2014

Mãos que engendram






  O significado simbólico das mãos é muito rico. As mãos engendram atividades criadoras, poder de fazer, de expressar ideias. Tornar realidade conteúdos apreendidos no mundo dos desejos, ideias, sonhos. 



         No processo alquímico vivencia-se o sentido de coagulação e de dissolução, isto é, esforço de concentração espiritual, emocional e o livre desenvolvimento da experiência interior que escapa ao condicionamento tempo e espaço. Mãos que expressam o que pode ser revelado pelas mãos. 












      As mãos; instrumento de criação, de mestria e dominação. As mãos, por vezes, expressam a natureza interna dos seres humanos. Ela pode ser revelação de domínio e poder.
     As mãos são passivas, receptivas, naquilo que contém e ativas no que expressam. Por seu potencial criador elas se diferenciam de todos os animais.
     As mãos tem como fim a linguagem. Estão associadas ao conhecimento, à visão intelectual, à criatividade. Elas nos permitem representar palavras escritas, gestos, sons, objetos, imagens, desenhos, pinceladas, mímicas, ritmos e formas em milhões de possibilidades.

     Na Casa das Palmeiras focamos mãos criativas que engendram espontâneas em múltiplas expressões.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Agradecimento - doações de materiais



     







    



A diretoria da Casa das Palmeiras, associação civil, espaço de Terapêutica Ocupacional, com Emoção de Lidar, agradece as doações de materiais para os Ateliês. Iniciativa de uma estagiária, junto à Pastoral Anchita PUC, RJ / Face book /ProjetoDoamor.

     Casa das Palmeiras este território de afeto, criatividade, convívio, estudo e pesquisa da natureza psíquica através das expressões plásticas, modelagem, desenho, música, dança, teatro, bordado, costura, tricô, floral, contos de fada, poesia e atividades mais, que possibilitem a reorganização da vida pessoal de seus suários, agradece as doações.  
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pintura a metro - o prazer da criatividade


 
Dando seguimento ao trabalho coletivo - Pintura a metro - 
monitoria do colaborador Fernando - atividades plásticas.
Usuários da Casa das Palmeiras participam prazerosamente.
Produção realizada com muita seriedade,
 por vezes, fortes emoções se revelam nos gestos e rosto. 
Profunda concentração e silêncio no instante das pinceladas.
Uma vez na semana este processo criativo se faz.
A base em preto e as cores escolhidas vão surgindo espontâneas à medida em que cada um se expressa.  

Viva o método da psicologia analítica de Nise da Silveira! 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cartas a Spinoza


O Grupo de Estudos C. G. Jung
dá seguimento à leitura da obra de Nise da Silveira
Cartas a Spinoza
Novembro: dia 5 e 19 – 3 de dezembro
 [4ª feira - das 19h às 20:30]
Leitura e reflexões sobre cada carta lida.
Dia17não haverá reunião do Grupo - foi transferido para o dia 23 - terça-feira -
58 anos de fundação da Casa das Palmeiras.

 
Rua Sorocaba, 800 – Botafogo.
[temos cópias da obra – xerox]
Aberto ao público em geral
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Nise da Silveira Vive! 1905 - 30/10/1999


Nise Magalhães da Silveira
15 de fevereiro de 1905
30 de outubro de 1999
 São 15 anos que Nise partiu para outras dimensões, 
outras galáxias, como ela mesma dizia.
Sua obra humana e social se mantém viva e atuante, 
seus colaboradores preservando seus valores metodológicos, 
seu legado criativo.

Todos da Casa das Palmeiras são eternamente gratos.

 Casa de convívio, criatividade, afeto, pesquisa e ciência.


Esta é a Casa das Palmeiras com seu eixo criativo.
Nise Vive!
Nise sobre a produção plástica - Imagens 

         “Desenho e pintura não só constituem excelente meio de pesquisa, mas igualmente são instrumentos da maior importância na terapêutica junguiana das neuroses”.
          “Certamente será muito válido interpretar e compreender as produções da imaginação – sonhos, fantasias – nos distúrbios emocionais. Mas o caminho da interpretação emocional não é o único caminho. Há também, segundo Jung, o método que sugere ao indivíduo a tentativa de dar forma visível às imagens internas que surgem em meio dos tumultos das emoções. Exprimir as emoções pela pintura será excelente método de confrontá-las. Não importa que essas pinturas sejam de todo desprovidas de qualidade estéticas. O que importa é proporcionar à imaginação oportunidade de desenvolver livre jogo e que o individuo participe ativamente dos acontecimentos imaginados”.
          “Não se trata de fazer arte, diz Jung, mas de produzir um efeito sobre si próprio. Aquele que até então permanecia passivo, agora começa a desempenhar uma parte ativa. Lançando sobre o papel as imagens que viu passivamente, realiza um ato deliberado. Há grande diferença entre falar sobre imagens de sonhos e fantasias durante uma sessão analítica, e lutar durante horas com pinceis e tintas para dar forma a imagens fugidias. Cedo o indivíduo verifica que o ato de pintar o libera de estados psíquicos de muito sofrimento. Passará a recorrer espontaneamente a este método e assim irá se tornando independente de seu médico. Dando formas às imagens internas, simultaneamente, ele se modela a si mesmo”. (Jung C. W. 16, p 48)
         “Jung atribui à pintura função terapêutica. Por intermédio da pintura, ‘o caos aparentemente incompreensível e incontrolável da situação total é visualizado e objetivado (...). O tremendum é exorcizado pelas imagens pintadas, torna-se inofensivo e familiar e, em qualquer oportunidade que o doente recorde a vivência original e seus efeitos emocionais, a pintura interpõe-se entre ele e a experiência, e assim mantém o terror à distância’. (C. W. 3, p. 260)”.
         (...) “Os processos de autocura serão favorecidos se o doente sentir-se livre no atelier, não se admitindo coações de qualquer espécie nem a presença importuna de curiosos”. 
 Nise da Silveira - Imagens do Inconsciente – pgs 134, 135 -1981, Alhambra, RJ.