segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Casa das Palmeiras 57 anos de realizações

                
          A Casa das Palmeiras, Associação Civil, fundada em 23 de dezembro de 1956, hoje, segunda-feira, vésperas de Natal, está completando seus 57 anos de existência e resistência em plena criatividade, pesquisa e ciência.
          A Diretoria e sua equipe, guardiãs da Casa das Palmeiras, cuidam e zelam pela instituição e pelo bem geral de seus clientes/usuários.
          Franciscana, a Casa atravessou todo este ano de 2013 com altos e baixos em suas economias, terminando o ano em paz e tranquilidade, desejando um FELIZ 2014 repleto de novas e belas realizações. Agradece a todos que colaboraram material e gestualmente para sua manutenção.
          Nise da Silveira jamais teve projetos mirabolantes, e sim uma simplicidade surpreendente no saber dar-se a cada dia com sacrifícios, determinação e criatividade para concretizar seus sonhos, por vezes, os mais audaciosos; entre eles a Casa das Palmeiras.
          A Casa se mantém firme e criativa. Acolhe o Grupo de Estudo C. G. Jung. O psiquiatra C. G. Jung foi o mentor e a base do método terapêutico de Nise.     
          Nise um salto quântico na psiquiatria moderna; um olhar visionário para as pessoas com transtornos psíquicos e emocionais, “estados alterados do ser”. Oferecia as atividades expressivas como os mais eficientes recursos terapêuticos. Nise está além de seu tempo.
          Nise vai além das teorias, ela pousa no real, no palpável, no visceral da pessoa humana através das atividades expressivas.
          As imagens aqui expostas são a prova da grandeza e visão criadora de Nise por um mundo que deve aprender e saber acolher os mais frágeis e sensíveis seres humanos, capazes de se expressarem e terem instantes plenos de alegria e felicidade. 
          
 desenho pastel oleoso, M. E. natal, 2013
 modelagem, D. 2013.
 ao piano, C. Festa de Natal, 2013
Música Natal, 2013
Felizes 57 anos da Casa das Palmeiras -
Criatividade e Emoção de Lidar
______________

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Biscoitos Natalinos na Casa das Palmeiras

     
     “O eixo da Casa das Palmeiras é cultural”
                 - é realização com afeto - emoção de lidar.

          Sempre bem vindas propostas que estão inseridas no contesto de promover o novo criativo, de dar seguimento com pureza e simplicidade o sonho de Nise da Silveira em relação à Casa das Palmeiras.
          Christiana Marzari, estagiária de psicologia, trouxe a ideia de se fazer uma tarde de Biscoitos Natalinos. De imediato foi acolhida por ser uma atividade ocupacional, onde as mãos engendram com sensações táteis a imaginação, processo na realização dos biscoitos e seu resultado – no caso a beleza das formas, a espera do cozimento, o prazer olfativo e o sabor ao degustar em fraterno convívio entre todos que participaram desta obra tão singela.         


Ontem, dia 16 de dezembro de 2013, esta atividade foi realizada com alegria.

          Feliz semana, advento/chegada do Natal, 
com biscoitos saborosos e coloridos!
No Paraíso de nossa imaginação Doutora Nise deve ter saboreado 
os biscoitos sorrindo, amorosamente. 
______________________

domingo, 15 de dezembro de 2013

Boas Festas !

 
cartões natalinos, singelezas dos ateliês. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A Casa das Palmeiras agradece afetuosamente
a todos que contribuíram para sua manutenção
criativa e institucional no percurso deste ano de 2013.
Com Emoção de Lidar
  Boas Festas pelo Santo Natal e Ano Novo
- realizações plenas em 2014.

Felizes Votos em nome de toda a equipe da Casa -
Jean Pierre Phargreaves - Presidente
Maria Teresa Martins Diretora Técnica
**********
*********************

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ZERO DÓLAR - Cildo Meireles


 Zero Dólar – 6.7 x 15.7 cm / litografia/offset, 1984.
Obra do artista plástico Cildo Meireles.
 Frente e verso – assinado.
Doação - benefícios para a Casa das Palmeiras

Preço: R$ 3.000,00 (três mil reais)

Contato: Martha Pires (21) 2242-9341
 [Ver cotação em Bolsa de Arte].
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Grupo C. G. Jung resistente em memória de Nise da Silveira

         
 O Grupo de Estudo C. G. Jung terminou o ciclo deste ano, ontem, dia 4 de dezembro de 2013, com mais uma leitura - O Livro Vermelho - por uma hora, e, seguida de reflexões. Depois, feliz celebração dionisíaca com lembranças de Nise.
          Retornaremos em 5 de fevereiro de 2014, sempre às quarta-feira, de 15 bem 15 dias, dando seguimento aos mergulhos de Jung no espírito das profundezas.
          Gilza Prado, amiga e colaboradora de Dra. Nise, tendo chegado da Itália nos relatou, semana passada, sua visita à Bienal de Veneza, onde pode ver na Exposição Internacional d’Arte a abra de C. G. Jung - O Livro Vermelho – na sala de entrada / Central Pavilion.  Trouxe-nos um catálogo com breve guia e ilustrações dos artistas plásticos selecionados, contendo uma bela ilustração de pintura de Jung.

         Este ano o Grupo, formado por pessoas/profissionais de várias áreas do conhecimento, pode comemorar como um ano de riqueza incomparável pelo que nos legou o sábio Jung com esta preciosa obra. 

___________________________________________