domingo, 30 de março de 2014

Em busca do Centro Ordenador


Em busca do Centro Ordenador – imagens do inconsciente.
        Um dos quatros símbolos fundamentais da criação é o Centro, juntamente com o Círculo, a Cruz e o Quadrado.
        O centro é o princípio, o desenvolvimento do ponto central. Os polos das esferas coincidem com o Centro, o qual nada se sabe, e que denominamos de Tao, Brama, Deus, essência absoluta, núcleo da existência ou fonte primordial.
        O Círculo, a roda que gira, é o princípio das revoluções planetárias, ciclo anual do Sol, representado por um Cinturão Zodiacal de 360º, configurado por doze signos. Símbolo da harmonia, da perfeição, da unidade.
        O centro da imagem representa o ponto convergente dos opostos, intensidade dinâmica. Lugar de condensação e de coexistência de forças opostas complementares, o lugar da mais concentrada das energias.
        O centro é o foco de onde partem o movimento da unidade em direção à multiplicidade. Do interior em direção ao exterior, do não manifesto ao manifesto, do absoluto ao relativo.
        Tudo parte de um centro, de uma fonte criadora que ao afastar-se da unidade central se multiplica infinitamente.
        Desenhar, modelar, pintar imagens circulares, em geral, simboliza a busca de uma ordenação interna.
        O círculo pode surgir em formas complexas e simétricas ou não. Pode formar um Mandala, círculo mágico ou sagrado (Índia). Remonta à pré-história do ser humano. Representação arquetípica da ordem interna, mostrando que existe um centro que abrange o todo. Símbolo da Totalidade, do “Si mesmo”, na concepção de C. G. Jung. O Mandala representa a produção criadora de um novo centro da personalidade. Por vezes surge por um dispositivo simétrico de horizontalidade e verticalidade, de número quatro e seus múltiplos.
        Em períodos de caos, inquietações profundas, perturbações emocionais, desequilíbrios e indecisões surgem imagens circulares e mesmo Mandalas. Períodos de ordenação da mente podem ser constelados nos desenhos das crianças; círculos e representações solares.
        Estas imagens podem aparecer em sonhos, desenhos, imaginação criadora, e mesmo em danças, ritos de tradição popular folclórica.
        Na Casa das Palmeiras as imagens Circulares e Mandalas são criações plásticas espontâneas, dos usuários, adultos, produzidas nos ateliês de modelagem, desenho, pintura, colagem e xilogravura (imagens aqui expostas são do arquivo e produções atuais).
       Por vezes, na atividade de baile e dança estas expressões circulares se fazem presentes.
        “Como elas (imagens circulares arquetípicas) se configuram as custas da energia psíquica, ninguém sabe”. Nise da Silveira - Jung, Vida e Obra.

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Produções - pastel oleoso, guache, acrílica e 
técnica mista.

Modelagem /argila
 Modelagem esférica


____________________________________

sexta-feira, 21 de março de 2014

Atividades, ateliês e oficinas criativas


Atividades criativas - 
dia 17 de março de 2014 - 
ateliês de desenho, pintura, colagem e arte aplicada.
 Hora do cafezinho e oficina de biscoitos. 
Depois do lanche -
círculo filosófico - tema: os sonhos
(contar sonhos).
 Leitura espontânea -
 fazendo os biscoitos
 e já cozidos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Oficina de Biscoitos

Em dezembro de 2013, teve-se a ideia de se fazer uma Oficina de Biscoitos na Casa das Palmeiras. A ideia foi muito bem acolhida por todos e, um pouco antes do Natal foi colocada em prática. Após o horário do cafezinho, clientes e equipe reuniram-se na sala principal da Casa e seguindo a receita de “biscoitinhos amanteigados”, colocaram a “mão na massa”, literalmente! A massa foi preparada pelos clientes misturando-se os ingredientes com as mãos, e sem seguida, cada participante da atividade pôde fazer seus biscoitos da maneira que tivesse vontade, usando fôrmas prontas ou estimulando a criatividade, fazendo formatos exclusivos, como bonequinhos, árvore de natal, pirâmide etc. Além disso, também houve a possibilidade de se enfeitar os biscoitos com confetes e granulado colorido para que ficassem não apenas gostosos, como também, bonitos e mais customizados.

O clima natalino reinou na Casa das Palmeiras e todos se divertiram bastante durante a oficina, inclusive, alguns clientes que não costumam participar de atividades coletivas participaram com gosto. Após assados, os biscoitos foram degustados por todos, na hora do lanche. Após essa primeira experiência bem-sucedida, surgiu a vontade de se tornar a oficina uma atividade frequente, no ano de 2014 e em fevereiro ocorreu sua segunda edição. Desta vez, além do sabor tradicional, fez-se também, biscoitos com sabor de chocolate.  Novamente, clientes e equipe participaram da confecção dos biscoitos que foram degustados na hora do lanche, propiciando um momento muito agradável de confraternização entre todos. 
                            Christiana Marzari (estagiária de Psicologia, fevereiro de 2014)
________________________________________

sexta-feira, 14 de março de 2014

Sabedoria de Octavio Ignácio

Texto do livro - os cavalos de octavio ignacio – frases do autor / fotografias de Humberto Franceschi - Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente e FUNARTE, 1978, RJ. / esgotado.
O Grupo de Estudos C. G. Jung coloca à venda esta doação para a Casa das Palmeiras
R$ 100,00.
A compra do livro poderá ser feita na Casa das Palmeiras ou sobre depósito bancário e mediante comprovante. Os dados~: endereço, telefone e bancário estão na abertura do Blog com CNPJ. Neste caso a obra será enviada via correio com acréscimo de R$ 8.00.
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~