terça-feira, 19 de março de 2013

Doações: panela de pressão-média e jarros de flores


 A panela não precisa ser tefal.
Precisamos de uma Panela de Pressão-média e Jarros de Flores.
A Casa das Palmeiras vive da generosidade dos amigos/as, admiradores e de alguns familiares dos clientes, usuários.
Para o lanche, momento de confraternização e troca de ideias, sempre são oferecidas novidades criativas realizadas pelas mãos de nossa querida Dona Maria, a mestra dos quitutes, bolos, sonhos, pasteis, saladas de frutas, sucos, cafezinhos, chás, etc.
Para agilizar, e, mesmo, por razões de despesas, uma panela de pressão-média, está nos fazendo muita falta. Será alegria para mestra Maria, em especial.
Estamos precisando de Jarras de Flores para a Atividade Floral que acontece de 15 em 15 dias. Os vasos quebram. Precisamos de jarras maiores. Trata-se de uma bela atividade com flores naturais. 
Ver o Floral - dia 18 de dezembro de 2012 - aqui no blog.
Entrega: Casa das Palmeiras / Rua Sorocaba, 800 – Botafogo.
Tel. (21) 2266-6465
 ******************************************
Doações sempre são bem vindas.
A Casa das Palmeiras não vive de patrocínios/convênios.  Só a Staff é remunerada. Todos trabalham como voluntários e as despesas são grandes para a sustentação da Casa.
O Blog é trabalho de doação voluntária. Doar faz bem!

Depósito para doações: Casa das Palmeiras 
(CNPJ 33.808.486/0001-48)
Banco Itaú/ Agência 9161 - Nº 09906-5
_________________
Doutora Nise da Silveira fundou uma Casa franciscana. Franciscana ela permanece; fraterna, acolhedora e criativa. "Pequeno território livre" de encontro.
Venham nos visitar. Basta telefonar e agendar.
Antecipadamente todos agradecem, com afeto niseano, pelo bem que se faz aos clientes; pessoas extremamente sensíveis que necessitam de acolhimento e compreensão.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Grupo Cultural da Casa das Palmeiras



          Todas as quartas-feiras, à tarde, depois do lanche fraterno e amigo, na Casa das Palmeiras, têm uma atividade que denominamos Grupo Cultural. Cliente, estagiários e colaboradores participam sob a coordenação de Dr. Edgar Tavares, médico psiquiatra, que como meta oferece oportunidades saudáveis para a mente e as emoções dos participantes.
          Esta atividade tem como objetivo um tempo para se vivenciar o saudável e prazeroso através de recursos outros que não visam medicações; é Cultura como remédio.
          Esta semana, dia 6 de março de 2013 foi dedicada à música erudita, a música clássica.
          Há dois meses um dos nossos clientes, R. V., disse gostar muito dos Noturnos. Assim atendendo o seu desejo, ouvimos uma gravação do maravilhoso pianista brasileiro Nelson Freire tocando os Noturnos de Chopim  Inicialmente Dr. Edgar fez uma breve exposição sobre a música clássica e sobre o que iríamos ouvir. Já avisando que na próxima semana será dedicada à música popular.
          Como é da práxis escrever ou desenhar algo, no correr da atividade, acolhidos pela musicalidade, espontaneamente, cada um expressou o que surgiu das profundezas do inconsciente. Cada um mostrou o que fizera, sendo aplaudidos. Na maioria surgiram desenhos mobilizados com os Noturnos de Chopim.  
          Presenteamos nossos visitantes do Blog com a Poesia de um usuário que tem vivenciado momentos muitos frágeis e dolorosos, neste período de sua vida; fragmentado, procura juntar os cacos e se reorganizar. Ele nos diz que a Casa o acolhe com muito afeto. Num canto, em torno da grande mesa, acompanhou a atividade ouvindo Chopim  com olhar atento. Apanhou uma folha de papel e escreveu. Não quis ler sua poesia, preferiu o silêncio e com sorriso sensível de prazer esticou as mãos e entregou a folha de papel para Dr. Edgar.
_______________________________

domingo, 3 de março de 2013

Março 2013 - Grupo C. G. Jung


    Dias 6 e 20 de março:
O Livro Vermelho de C. G. Jung
Continuamos nossa leitura às quartas-feiras, às 19h. (15 em 15 dias)
Casa das Palmeiras
Rua Sorocaba, 800 - Botafogo. Tel. 2266-6465
- Aberto ao público (gratuito)
No Grupo de Estudos C. G. Jung damos continuidade à leitura -
 O Livro Vermelho sem pretensões maiores alem do prazer de ouvir as palavras do sábio, lidas com pausas e certa reverência. São apreensões do espírito das profundezas, as mais íntimas. Coragem reveladora de Jung que colocamos à disposição das pessoas em geral. Ler em grupo é bom. Oportunidade de se ouvir Jung.
Neste mês de março nos deteremos no capítulo:

Concepção do 
Deus (pág. 242)
Dia 20 - Mysterium Encontro (pág. 245).
[Temos livros - importante é  ouvir a leitura com atenção e trocas de ideias, depois]