segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz passagem 2012 / 2013 !



Que o Novo Ano de 2013 traga, como tem sido estes anos, belas e felizes realizações na Casa das Palmeiras; novos horizontes caminhando fieis à trajetória de Nise da Silveira;
que mãos criativas com “Emoção de Lidar” nos surpreendam com  produções imagísticas repletas de riquezas emergindo das profundezas do inconsciente; mãos teçam, tricotem, bordem e costurem com prazer, modelem, desenhem e pintem com eternas surpresas;








que a dança, a música, as flores, o teatro, os grupos de cultura, jornal, trocas filosóficas e a fotografia tragam sempre harmonia e sorrisos;
que leituras, poesia, passeios e jardinagem nos preencham de sentido interno e externo;
que lanches, círculos e papos de amizades, festas e contos de fada traçam encantamentos e renovações constantes;

que cada dia seja novo e promissor, criativo e pleno, em satisfações pessoais por todo o ano de 2013, e para sempre.

domingo, 23 de dezembro de 2012

56 anos - Casa das Palmeiras


Violino abertura da Festa de Natal - dia 14 de dezembro de 2012.
Seguindo o sonho de Nise da Silveira, a Casa das Palmeiras, comemora, hoje, dia 23 de dezembro seus 56 anos de resistência, de vida ativa, de acolhimento e partilha aos mais sofridos mental e emocionalmente. A simplicidade franciscana é mantida na Casa como Nise teceu com sua sabedoria, sua visão profética e estimulo ao lidar com as produções criativas em cada ateliê/oficina.
Não é apenas Jesus de Nazaré quem renasce a cada ano no coração do mundo, é a Casa das Palmeiras com seus propósitos e realizações, vencendo tempestades e bonança. Momentos fáceis e outros mais difíceis. Em seu processo alquímico é retrabalhada em suas fases com coragem, dedicação, sacrifícios e muita alegria com os resultados terapêuticos ocupacionais. Todos que atuam na Casa contribuíram para tanto e outros que generosamente, também, ajudaram de alguma forma.

A Festa de Natal, como todos os anos, foi de surpresas com produções plásticas natalinas, música, violino, teatro, lembrancinhas, salgados, doces, sucos... Os amigos e sócios que compareceram ficaram muito felizes. Agradeceram comovidos pela beleza fraterna e criatividade da Festa.




presépio
Confraternização serena e com alegria. 
A todos somos gratos e desejamos um Feliz Natal e realizações plenas para 2013.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Arranjo Floral


Clientes da Casa das Palmeiras e toda a equipe agradecem à 

De quinze em quinze dias temos a Atividade Floral
que é muito requisitada pela beleza e aroma das flores que a Girassol Flores nos envia.



Feitos os arranjos, cada pessoa expressa seu pensamento e emoção escrevendo num papel uma frase.
Dezembro de 2012  - cada um fotografou seu próprio jarro.
“As flores sempre encantam a vida na Casa das Palmeiras”

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atividade Círculo Filosófico - 2012


           O Círculo Filosófico é uma das atividades de grupo da Casa das Palmeiras. É realizado na grande varanda de Modelagem, nas segundas, segundas-feiras de cada mês, depois do lanche, com intuito de aproximar clientes com dificuldade de participar de propostas realizadas em comum. Tendo como objetivo, essencial, a reflexão sobre assuntos da vida cotidiana ou das ideias em geral, as mais profundas. Oportunidade de organização do pensamento.
          Democraticamente cada um tem a sua vez de fala, reflexão; clientes e estagiários/as, assim como colaboradores. Todos se pronunciam de alguma forma, com ordem e atenção, sobre o assunto escolhido como tema. São aproximadamente seis, oito ou  mais clientes, e toda a equipe do dia.
          O próprio grupo, por vezes, escolhe o assunto a ser abordado. Geralmente é proposto pelo coordenador visando necessidades a serem trabalhadas, desenvolvidas, no campo do pensamento e das emoções. Por exemplo, como tema, refletir sobre a palavra silêncio (a primeira que abordamos), Vida, Alegria, Amizade, Flores, Animais, Corpo, Cotidiano: da manhã à noite, Alimentação, Passeio, Música. Assuntos que possam oferecer estímulos às reflexões tendo como base a realidade, concreta ou abstrata, com harmonia e coerência.
          Trabalhamos neste ano de 2012 em assuntos referentes ao próprio dia a dia – ao acordar, o que se faz, pela manhã, almoço, lanche e à noite. Observação de si mesmo. Como é o café da manhã? O que mais gosta de almoçar? E à noite como usa o tempo? Fins de semana o que costuma fazer? Como é o dia de cada um? As respostas são repletas de informações e troca de ideias calorosas com humor, alegria e espanto, dependendo das falas, geralmente tomadas de emoção e curiosidades.
          O simples fato de se reunir para conversar, com certa ordem, tempo para cada um, tem-se os melhores resultados como objetivo do exercício de convívio afetivo e partilha.
          Não se trata de uma roda de falações eventuais onde cada um fala o que bem quer desordenadamente. Fala-se o que se deseja, sim, mas no fio condutor do assunto escolhido no dia. Importante manter certa coerência; o fio do assunto a ser refletido, procurando manter organização intelectual do início ao fim. Cuidados para não haver dispersões. A concentração e a plena atenção ao assunto a ser refletido são essenciais, importantes, para os melhores resultados terapêuticos; organização do pensamento e satisfação anímica. Atividade muito apreciada pela silenciosa conversa informal em harmonia com as ideais. Atividade onde os mais calados, silenciosos, introvertidos, ouvem e opinam, espontaneamente, demonstrando prazer pelo olhar e discreto sorriso.      
 Ateliê de Modelagem - varanda,
onde a Atividade Círculo Filosófico acontece uma vez por mês.