Nise da Silveira - Do Mundo da Caralâmpia à Emoção de Lidar. PARTE I

Video sobre Nise da Silveira.
Entrevista de 3 e 4 de agosto de 1992 com Gonzaga Leal e Rubem Rocha Filho

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Nise da Silveira 15 de fevereiro de 1905

Palavras de Nise – anotações no Grupo de Estudos C. G. Jung

“O inconsciente é um imenso oceano, por vezes emergem umas imagens”. “A psique humana é um fenômeno fantástico. A capacidade criadora é extraordinária.”
“A inteligência e a sensibilidade do esquizofrênico permanece intacta mesmo na aparência de estar cingida, em ruínas. Verifica-se isso com clareza quando encontra alguém com quem ele possa se relacionar afetivamente.”
“Para Jung vários métodos. Para cada cabeça um chapéu e não o mesmo para todas as cabeças. O que vale para um tipo psicológico, não vale para outro tipo psicológico. Muita flexibilidade para não se seguir uma trilha única. Tudo depende de cada caso, cada pessoas, não há receita única.”
“Não sei fazer nada sem procurar uma base mais profunda, sem ler, pesquisar. As referências são fundamentais.”
“Em matéria de educação não basta conhecer o mundo externo, é necessário tomar seriamente em consideração a função imaginativa ao dar forma a conteúdos do inconsciente.”
“Aprendi mais com a literatura do que com os trados de psiquiatria. Um conto de Machado de Assis, Missa do Galo, exprime com mais clareza e sutileza as coisas do que um psiquiatra. Aprende-se mais com Machado de Assis sobre a natureza humana do que em livros de psicologia.”
“A pintura é um trabalho importante para o esquizofrênico. Através da pintura, com a presença do afeto catalisador, ele vai se encontrando com o mundo externo. O afeto sempre ajuda o indivíduo que está perdido e vivendo num mundo interno fragmentado.”
“Para cada cabeça um chapéu e não o mesmo para todas as cabeças. O que vale para um tipo psicológico, não vale para outro tipo psicológico. Muita flexibilidade para não se seguir uma trilha única. Tudo depende de cada caso, cada pessoa. Não há receita única.”
“Porque passei pela prisão, eu compreendo as pessoas e os animais que estão doentes, pobres, que sofrem. Eu me identifico com eles. Sinto-me um deles”.

_____________________________

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

As mãos que engendram criatividade




































Produção realizada no dia 8 de fevereiro de 2012, quarta-feira de verão intenso, quando a Casa das Palmeiras, como sempre, aberta aos seus usuários, oferece a oportunidade de mais um dia de criatividade e fraterna convivência. Clientes e estagiários/aprendizes ao chegarem aos ateliês se organizaram em suas atividades preferidas; modelagem, desenho, pintura, tapeçaria, tricô, colagem e, depois do lanche, em torno da mesa todos participaram da atividade coletiva do Grupo Cultural.
O silêncio reina enquanto as mãos engendram ao transmitir cargas emocionais que se expressam em variadas modalidades criativas, dando forma aos conteúdos do inconsciente. A satisfação do trabalho realizado se revela nas fisionomias e se faz presente nas eventuais observações. Com receptividade deixaram que suas mãos fossem fotografadas. _____

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

NISE da SILVEIRA - 2012


O GRUPO DE ESTUDOS C. G. JUNG
Convida poetas, artistas, filósofos, médicos, psicólogos, pensadores livres, cientistas, sociólogos e/ou qualquer pessoa que desejar mergulhar


na obra da sábia Nise da Silveira
O Mundo das Imagens


(Editora Ática, 1992, São Paulo, SP)

* observação e estudo das imagens do inconsciente *

Às quartas-feiras de 15 em 15 dias
Dias: 15 e 29 de fevereiro
14 e 28 de março de 2012 (e seguindo)


Início: 19h / término às 20h30.
Local:
CASA DAS PALMEIRAS
[fundada por Nise da Silveira em 23/12/1956]
Local: Rua Sorocaba, 800 – Botafogo
Inf.: Tel. 2266-6465 (das 13h às 17h) / 2242-9341
*O grupo está aberto/gratuito ao público em geral *

O Grupo é coordenado por:
Dr. Edgar Tavares e Martha Pires Ferreira

_________________________